Lucrar e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente: é possível alcançar esses dois objetivos simultaneamente? O empreendedorismo verde mostra que sim. Para que tenhamos um planeta mais sustentável, é imprescindível que as próprias empresas adotem esses valores.
Neste post, falaremos do conceito de empreendedorismo verde e apresentaremos suas principais características. Você verá como aderir a práticas simples, de modo que o seu negócio possa evoluir — e sem comprometer a lucratividade. Boa leitura!
O que é empreendedorismo verde?
O empreendedorismo verde é uma abordagem corporativa que adiciona uma preocupação com o meio ambiente e a busca pela sustentabilidade aos objetivos de negócio da empresa. Isso não é feito apenas por ações promocionais e pontuais, mas pela inserção efetiva de valores de preservação ambiental aos valores da organização.
Desse modo, a empresa consegue alinhar a lucratividade com a preservação do meio ambiente. Assim, ela não precisa se afastar radicalmente das suas operações rotineiras — basta repensar processos, relações de parceria e práticas do dia a dia.
Uma empresa de tecnologia pode liderar iniciativas de descarte correto de equipamentos eletrônicos, por exemplo. Essa estratégia pode ser incluída em seus manuais, de modo que essa preocupação com a preservação ambiental também seja repassada aos clientes.
Do mesmo modo, um e-commerce pode buscar um modus operandi mais sustentável. Os gestores fazem isso priorizando embalagens recicláveis ou biodegradáveis em suas entregas, descartando progressivamente o uso do plástico tradicional — que pode levar até 40 anos para se decompor na natureza.
A seguir, mostraremos outras formas de empreender de um modo que seja favorável aos bons cuidados com o meio ambiente. O mais interessante dessa abordagem é que não é necessário modificar totalmente a sua maneira de atuação. Isso pode ser feito aos poucos, com as mudanças nos processos e serviços, de modo a minimizar impactos ambientais, cortar o desperdício e preservar recursos naturais.
Quais são as principais características do empreendedorismo verde?
Alguns dos benefícios de adaptar a sua empresa ao empreendedorismo verde são:
- vantagem competitiva, já que nem todos os seus concorrentes já aderiram ao modelo;
- redução de custos, com o mapeamento e o corte de desperdícios no negócio;
- acesso a novos mercados, com clientes e fornecedores que fiquem cativados com as mudanças implementadas;
- facilidade para cumprir regulações sanitárias.
No entanto, surgem duas dúvidas: como fazer isso e quais são as principais características do empreendedorismo verde para assimilar? Vamos conhecê-las!
1. Inovação voltada para sustentabilidade
O empreendedorismo verde busca a implementação de uma abordagem inovadora e sustentável na empresa, com soluções criativas que reduzem os impactos ambientais e, simultaneamente, atendam às necessidades do mercado.
Um exemplo disso é o conceito de economia circular, que incentiva a reutilização de materiais a limitação de componentes que causam um impacto muito negativo no meio ambiente, como o plástico. Marcas de roupas que vendem peças feitas com elementos reciclados se encaixam nessa abordagem.
Além disso, iniciativas como a obtenção do selo verde também sinalizam ao mercado que a empresa adota hábitos sustentáveis em seus modelos de produção. O Sebrae tem uma iniciativa que ajuda empreendedores a identificar pontos de melhoria em relação a práticas sustentáveis. O teste é on-line e gratuito.
2. Modelos de negócios circulares
Não é apenas a moda que se encaixa no conceito de economia circular. Qualquer empresa que se preocupa em produzir mercadorias reutilizadas e recicladas, reduzir o desperdício e economizar na utilização de recursos naturais se encaixa nessa abordagem.
O mais interessante é que essa iniciativa não é restrita às grandes empresas. Empreendedores com um orçamento mais modesto podem investir em diferentes modelos de economia circular:
- reaproveitamento de mobiliário, com a intenção de fabricar novos móveis;
- programas internos de reciclagem;
- apoio à economia local, com parcerias com comerciantes da região. Mesmo que o seu negócio funcione exclusivamente on-line, também dá para fazer isso. Um exemplo é a troca de favores como guest posts (postagens de uma empresa no blog da outra) e até mesmo a possibilidade de que dois ou negócios se instalem no mesmo local, de modo que todos dividam os gastos com aluguel e manutenção;
- utilização de energias renováveis ou a redução de utilização de energias geradas por combustíveis fósseis. O Banco do Brasil tem uma iniciativa nesse sentido;
- produção de mercadorias com ciclo de vida estendidos;
- entre outras iniciativas.
3. Sustentabilidade
Além de adotar a sustentabilidade como uma maneira de vender mercadorias, é essencial que a empresa coloque alguns princípios sustentáveis em prática na rotina do negócio. É essencial que o sucesso dos negócios esteja em equilíbrio com o respeito ao meio ambiente.
Mesmo as pequenas empresas podem implementar adotar ações sustentáveis, como a gestão de resíduos. A mera separação de lixo de acordo com a natureza de cada um já é bastante benéfica ao meio ambiente. Os empreendedores também podem adotar medidas relacionadas ao ESG.
4. Parceiros sustentáveis
Não adianta muito colocar a busca pela sustentabilidade como foco da sua empresa e continuar fazer negócios com parceiros que desrespeitam continuamente o meio ambiente, não é mesmo? Verifique a atuação dos seus fornecedores e de outros empreendedores com os quais você está associado.
Uma empresa que venda roupas feitas com material reciclável não pode se associar com uma organização de fornecedores que já foi várias vezes processada por impactos negativos ao meio ambiente, como o descarte de componentes químicos em rios. Do mesmo modo, faça uma pesquisa antes de aceitar o patrocínio de grandes companhias.
5. Comunicação transparente
O empreendedorismo verde só tem eficácia se for disseminado como um valor da organização. Por isso, é preciso conscientizar os funcionários sobre as ações escolhidas pela empresa para se adequar a esse novo paradigma de negócios.
Da mesma forma, é importante conscientizar o público sobre as escolhas corporativas e como elas impactam positivamente o meio ambiente.
Mas fique de olho em possíveis contradições. Imagine que uma empresa queira conscientizar sobre a preservação ambiental, mas faça isso por meio de uma maciça impressão de folhetos. Para o discurso ser coerente, é preferível que essa comunicação seja feita pela internet, sem desperdícios desnecessários de recursos naturais.
6. Consciência ambiental ampla
A consciência ambiental deve englobar o maior número de elementos possíveis dentro da empresa. Empreendedores verdes que já estão mais avançados nessa iniciativa levam em conta toda a cadeia de suprimentos, desde a origem da matéria-prima até o descarte adequado delas.
Para quem está começando a incorporar esses valores, é possível começar devagar: procure meios de reciclar matérias-primas e pesquise sobre a possibilidade de criar mercadorias com base em itens recicláveis. Essas ações ainda resultam em belos vídeos e postagens nas redes sociais, para que os clientes acompanhem o processo desde o início e desenvolvam uma conexão com a empresa.
Para as empresas que estão interessadas em transformar os seus processos e se alinhar com as demandas do consumidor atual, é uma boa ideia complementar as iniciativas do empreendedorismo verde com outras ações de inclusão: o empoderamento feminino e a implementação de políticas de diversidade e inclusão. Assim, a organização atrai clientes, parceiros e funcionários que têm os mesmos valores
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