Produzir conteúdos em vídeo é uma ótima maneira de balancear os seus conteúdos e diversificar a sua divulgação. Afinal, todo mundo adora ler um texto bem produzido, mas às vezes as imagens são mais eficientes para transmitir uma mensagem.
Nesse sentido, os vídeos para as redes sociais já têm o seu espaço garantido entre os empreendedores. É possível criar desde conteúdos concisos, como as produções para o TikTok, como lives amplas no YouTube.
Mas como produzir os melhores vídeos para as redes sociais da empresa, levando em conta as particularidades desses espaços? Preparamos 7 dicas úteis para você não errar na hora de criá-los. Vamos lá!
1. Crie um conteúdo direto
Embora o seu vídeo possa caprichar no uso de efeitos, é muito importante que o conteúdo seja direto e enxuto, no que se relaciona à mensagem que você quer passar. Só assim você terá sucesso em incentivar o engajamento do seu público, uma vez que você precisa que a maioria das pessoas assistam aos conteúdos até o final.
Dessa forma, evite postagens repetitivas e extensas. Introduza o assunto principal logo de cara e desenvolva sua argumentação em seguida. Isso é ainda mais importante em vídeos para as redes sociais, que costumam ser mais curtos.
Imagine que um empreendedor venda equipamentos de informática e queira apresentar uma nova linha de teclados gamer, por exemplo. No entanto, ele começa o vídeo falando de outras mercadorias, sem apresentar o tema principal do vídeo. Assim, ele dispersará a audiência.
2. Pense no seu público-alvo
Toda ação de marketing deve ter o público-alvo em mente — e os vídeos nas redes sociais não escapam dessa lógica. O seu conteúdo deve atender às particularidades desse grupo, considerando suas preferências, seu estilo de se comunicar e as redes preferidas deles.
Portanto, se o seu Instagram é bem mais movimentado que o seu Facebook, não faz muito sentido focar a rede social de cor azul: leve os seus vídeos para o Instagram, variando entre os stories e conteúdos mais longos. Só não se esqueça da dica anterior: objetividade sempre!
3. Atente-se para o tipo de vídeo
Prestar atenção ao tipo de vídeo não se resume ao tipo de conteúdo, mas também ter cuidado em relação às características específicas de cada rede social. Por exemplo: os vídeos para Facebook costumam ser um pouco mais longos, embora ultrapassar os 5 minutos possa ser uma estratégia arriscada.
Por outro lado, vídeos feitos para Instagram costumam ser mais curtos: 60 segundos é tempo suficiente para transmitir a sua mensagem. Contudo, para lives e conteúdos dedicados a destrinchar o máximo possível de um assunto, o ideal é utilizar o YouTube.
4. Mostre o dia a dia do negócio
Mostrar o dia a dia do negócio é importante por dois motivos principais: trazer o cliente “para dentro” do ambiente da empresa e para reconhecer publicamente o bom trabalho feito pelos colaboradores.
Desse modo, você une o melhor de dois mundos: mostra a rotina de um negócio que trabalha duro para atender às preferências dos consumidores e ainda motiva os profissionais, que terão o seu desempenho reconhecido para milhares de pessoas.
Além disso, vale a pena fazer ações de marketing com clientes fidelizados visitando as dependências da empresa, caso o seu negócio opere em um espaço físico. Você poderá até explorar o tema “Vendo a mágica acontecer” ou algo similar.
5. Faça lives com parceiros
Fazer lives com parceiros de negócio é uma forma de prestigiar o trabalho deles e mostrar, aos seus clientes, que a sua empresa trabalha com outros empreendedores de alto nível. Essa cadeia de valor aumentará a confiabilidade dos seus consumidores e favorecer a fidelização.
Como se não bastasse, as lives são eventos mais descontraídos, com a possibilidade de receber comentários e perguntas diretas dos clientes. Outro ponto positivo é que ela funciona como uma via de mão dupla. Afinal, os dois empreendimentos se beneficiam da divulgação.
Assim, pessoas que eram clientes de uma empresa e ainda não conheciam a segunda, podem acabar se tornando consumidores de ambas. Todo mundo sai ganhando.
6. Aposte no uso de músicas que estão em alta
A verdade é que nem todo mundo tem paciência para conteúdos longos demais e que enrolam para abordar o assunto principal. Dessa forma, é preciso apostar em estratégias imediatas, que façam com que as pessoas parem para reparar no seu vídeo.
Um modo de garantir que o seu conteúdo se mantenha atrativo é utilizar músicas que estão em alta, o que mostra que elas caíram no gosto de muitas pessoas — e algumas delas podem se tornar seus clientes.
Só tome cuidado para não acabar passando uma imagem equivocada com essa escolha. Caso o seu negócio tenha um tom de comunicação mais sério, evite músicas sensuais demais, que destoarão das imagens. Do mesmo modo, caso o seu empreendimento adote uma linha mais leve de interação, tome o cuidado para não escolher canções que sejam excessivamente melancólicas.
7. Responda perguntas e dúvidas
Por melhor que seja o seu conteúdo, sempre há alguém que tem alguma dúvida em relação ao serviço ou produto explorado ali. Do mesmo modo, algumas pessoas podem utilizar a caixa de comentários para perguntarem sobre alguma outra coisa, relacionada à sua empresa.
Por isso, é importante estar disponível para conversar com as pessoas e responder às perguntas. Nenhum cliente ou lead gosta daquelas empresas que se isolam do seu público e só recorrem a eles na hora de vender novos produtos.
Na hora de responder, priorize aquelas perguntas que se repetem mais, já que terá a chance de tirar a dúvida que se repete entre um bom número de clientes. Também é importante checar os comentários para ter insights de novos conteúdos para produzir.
Agora que você já conhece as melhores dicas para produzir vídeos para redes sociais, já pode começar a criar os seus conteúdos e diversificar a sua estratégia de marketing digital. Além disso, você pode mensurar os resultados de maneira simples: basta conferir a visualização de acessos, as curtidas e reações de cada um deles e descobrir os que fazem mais sucesso.
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