Fazer o cliente reconhecer a identidade do negócio é fundamental para as empresas que querem se destacar por seus diferenciais e não apenas competir em preço. Afinal, a imagem ainda está muito ligada à precificação de produtos ou serviços com valor agregado.
Mas, muito além disso, investir em criar e fortalecer sua marca também ajuda a aumentar as vendas, fazendo dessa estratégia uma importante ferramenta para a competitividade do seu empreendimento.
Confira a seguir o que é identidade do negócio e 4 dicas para valorizá-la!
O que é identidade do negócio?
A identidade do negócio envolve tudo o que define a empresa, como ela é vista e a filosofia que direciona sua a atuação, tanto conceitualmente quanto na prática, incluindo:
- missão, visão e valores;
- elementos visuais, comportamentais, relacionais e culturais;
- estruturas empresariais;
- significados e percepções.
Seu objetivo é transmitir para o público-alvo e para o mercado em geral a mensagem que embasa o empreendimento, servindo para a construção da experiência de consumo com a marca.
Por que a identidade do negócio é tão importante?
Pensar na identidade do negócio tem importância prática, já que permite criar uma reputação, valorizando seus produtos ou serviços e atraindo mais clientes e fixando o seu negócio na mente do consumidor. Outras vantagens que colaboram para isso são:
- facilidade para segmentar o público-alvo;
- aumento do reconhecimento;
- ampliação de uma base de consumidores fiéis;
- melhor direcionamento de recursos e esforços para ações que geram resultados.
Em nível estratégico isso também é útil, uma vez que os princípios que fundamentam a empresa servem de guia para a tomada de decisão, principalmente em relação a visão de futuro e ações de marketing.
Como valorizar a identidade do seu negócio?
No cotidiano, valorizar a identidade do negócio exige dar atenção a detalhes sem perder de vista a essência da marca. Para ajudar você nisso, conheça 4 dicas!
1. Entenda os elementos que formam sua marca
O primeiro passo para planejar a identidade do negócio é entender quais elementos formam a marca. Exemplo design, tom de voz, valores, entre outras características devem ser definidas a partir dos objetivos que levaram você a empreender, bem como as emoções que deseja despertar no cliente.
2. Alinhe as expectativas
Todos na empresa precisam estar cientes da identidade do negócio, tanto para a construção de logos ou elaboração de estratégias de marketing, quanto para a execução de tarefas de atendimento ou de desenvolvimento, a fim de que haja alinhamento entre os envolvidos no funcionamento do empreendimento. Portanto, fale com sua equipe sobre as expectativas.
3. Invista em estratégias de marketing
Para obter as vantagens que uma identidade de negócio é capaz de gerar, o passo seguinte é a divulgação. Estratégias de marketing que não se limitam a mostrar o produto ou serviço servem para atrair um público mais qualificado. Um exemplo, são posts nas redes sociais que mostram o dia a dia da equipe, os conceitos por trás da criação, etc.
4. Entregue o que foi prometido
Ao definir quem o empreendimento é, a identidade do negócio faz uma promessa sobre como são produtos ou serviços, atendimento e outros aspectos. Assim, é preciso entregar uma experiência de consumo à altura das expectativas criadas. Por exemplo, um salão de beleza de luxo deve contar com profissionais e instalações de qualidade.
A identidade do negócio impacta em muitos elementos de importância estratégica presentes no dia a dia da empresa e, como efeito, atinge a capacidade do negócio de produzir resultados positivos. Assim, sua construção não deve ficar em segundo plano.
Por isso, não perca tempo para definir e fortaceler a identidade do seu negócio. Conheça o Hub Sebrae e comece hoje mesmo!