Você sabe como liderar a geração Z? Os profissionais da geração visam o desenvolvimento de competências e o crescimento da carreira — o valor do salário e os benefícios também são fatores muito importantes para essa geração. Além de realistas, esses profissionais são muito práticos, responsáveis e autodidatas.
Com isso, podemos perceber que saber liderá-los é muito importante, pois eles têm facilidade para auxiliar na resolução de problemas e, ao mesmo tempo, gostam de uma gestão transparente e ética.
Pensando em ajudar você a liderar essa geração, separamos algumas dicas para colocá-las em prática quanto antes. Veja quais são elas!
1. Esteja aberto para a inovação
A geração Z cresceu sob a influência da tecnologia. Portanto, eles sempre estão em busca de fugir do famoso “mais do mesmo”. Esses profissionais são conectados e práticos, logo, podem propor soluções que ajudam a simplificar a tomada de decisão do cliente final.
Essa forte conexão com a tecnologia permite que eles vivam diferentes realidades, absorvendo até mesmo informações mais complexas. À medida que o líder estimula essa geração para se expressarem livremente, as ideias inovadoras começam a surgir, uma vez que esses profissionais conseguem se desenvolver melhor em um ambiente mais colaborativo e prazeroso.
2. Ofereça feedbacks constantemente
A geração Z valoriza uma relação mais próxima, portanto, prefere se comunicar pessoalmente e, ainda, gosta de receber avaliações sobre o seu trabalho, a fim de entender seus pontos positivos e oportunidades de melhorias.
Criar uma política de feedbacks é fundamental para motivar essa geração e contribuir para que ela trabalhe mais alinhada com os objetivos da empresa, melhorando, dessa forma, o seu desempenho e a sua produtividade.
Além disso, os feedbacks ajudam a reter os talentos da geração Z, principalmente quando eles são usados para incentivar o desenvolvimento de novas competências e habilidades — sem contar que, por meio dele, é possível entender as causas de eventuais problemas e, assim, trabalhar para corrigi-los.
Os feedbacks ajudarão a motivar a geração Z , retendo esses talentos na empresa. Ao mesmo tempo, é possível desenvolvê-los para que possam trazer melhores resultados. Nesse sentido, é importante que o líder:
- saiba ouvi-los;
- defina metas realistas;
- invista em benefícios;
- trace um plano de carreira personalizado;
- desburocratize o trabalho;
- promova constantes capacitações.
Lembre-se de que essa geração sempre está em busca de novas oportunidades, portanto, é necessário valorizar o que eles fazem, a fim de motivá-los a melhorar seu desempenho dentro da empresa.
3. Seja firme na sua liderança
Muitas pessoas acham que é difícil liderar a geração Z porque falta senso de hierarquia para esses profissionais. No entanto, por mais que eles gostem de serem tratados em pé de igualdade, é importante se manter firme em suas decisões para fazer com que eles entendam o que precisa ser executado e melhorado.
Uma liderança firme não precisa ser grosseira e muito menos intimidadora. Apenas mostre a eles o caminho certo, explicando os motivos que o levam a tomar determinada decisão.
Um bom líder, sempre adotará uma postura justa. Nesse sentido, para trabalhar com a Geração Z é preciso:
- saber ser ouvido, sem precisar gritar;
- fazer a equipe se sentir segura;
- ter confiança nas suas decisões e, claro, em si mesmo;
- ser um bom professor;
- saber aproveitar os talentos de cada um;
- assumir as responsabilidades pela equipe etc.
4. Reconheça os liderados
Essa geração valoriza empresas que reconhecem os seus esforços — e isso não quer dizer que eles querem apenas elogios, muito pelo contrário, o reconhecimento que eles buscam está na sua progressão de carreira.
Como dito, esses profissionais são inovadores e gostam de estar em constante desenvolvimento. Dessa forma, se a empresa reconhece todo seu trabalho e oferece diferentes tipos de bonificações, consequentemente eles se sentirão cada vez mais engajados com os resultados da organização.
Agora você já sabe como liderar a geração Z! Embora alguns desafios podem ser encontrados no meio do caminho, como a retenção de talentos, dificuldades para aceitar críticas etc., é possível fazer uma boa gestão desses profissionais, oferecendo a eles benefícios e possibilidades de crescimento na carreira.
Quer aprender mais sobre o assunto? Baixe agora mesmo o nosso e-book e aprenda a liderar para diferentes gerações. Boa leitura!