O marketing pessoal é uma das melhores formas de impulsionar os seus negócios e fortalecer a sua imagem. No entanto, para que possa surtir esse efeito, ele precisa ser conduzido da forma correta.
Não importa em qual segmento você atue, certamente há um bom nível de concorrência a ser considerado. Um dos recursos que você tem à disposição para se diferenciar de outras alternativas do mercado é você mesmo.
Um trabalho focado em marketing pessoal trará como benefícios a ampliação do alcance do seu negócio, uma maior identificação da parte de clientes e melhores resultados. No entanto, além de saber o que é marketing pessoal, você precisa saber como realizá-lo.
Veja a seguir as 5 principais dicas de como iniciar no seu marketing pessoal.
1. Identifique sua missão, visão e valores
Trabalhar a favor do seu marketing pessoal requer um comprometimento consistente. Como tal, você precisa estabelecer qual é a sua missão, a sua visão e os seus valores para que todas as suas ações sejam orientadas por elas.
Para relembrar, veja a seguir quais são as diferenças entre missão, visão e valores:
- missão: aquele que é o seu motivo para existir, o intuito que faz com que você realize as suas atividades;
- visão: refere-se ao futuro, ou seja, onde você deseja chegar e o que quer construir com o seu trabalho;
- valores: serve como o seu código de conduta, ou seja, os princípios que sustentam as suas atividades.
2. Invista na presença digital
É possível reforçar consideravelmente o seu marketing pessoal ao se dedicar à presença digital. Atuar nas redes sociais e em um blog, por exemplo, é uma ótima forma de reforçar o seu nome diante de potenciais clientes e parceiros.
Isso se dá por meio da criação de conteúdo que destaque a sua experiência e competência no segmento. Você pode desenvolver artigos informativos, opinativos ou outras abordagens que agreguem valor ao seu marketing pessoal na internet.
3. Crie uma marca própria
Outro aspecto bastante importante do marketing pessoal envolve associar o seu nome a uma marca verdadeiramente sua. As pessoas precisam associar você ao seu trabalho e aos demais atributos que fazem parte da sua estratégia de marketing.
Para isso, crie uma identidade visual, um estilo de falar e escrever, um calendário de ações especiais e, claro, entregue qualidade em tudo isso.
4. Realize parcerias estratégicas
Para começar com o marketing pessoal, você pode contar com a ajuda de agentes externos. Dessa forma, será possível ampliar o seu alcance ao pegar emprestada a audiência de quem tem mais visibilidade do que você.
Por exemplo, você pode fechar uma parceria com um criador de conteúdo para participar de um webinar ou conferência sobre um tema relacionado ao seu trabalho. Essa é uma excelente maneira de mostrar todo o seu conhecimento para um público relevante para os seus objetivos.
5. Faça networking
O contato com outros profissionais de dentro e fora do seu segmento é outro fator importante para a manutenção do seu marketing pessoal. É preciso que as pessoas saibam quem você é, quais são os seus projetos e as suas conquistas.
Para isso, fique de olho no calendário de eventos que são estratégicos para fazer networking. Ao interagir com outros profissionais, lembre-se de que esse contato é uma via de mão dupla, com espaço para ambos falarem e trocarem ideias.
Agora que você já sabe o que é marketing pessoal e conheceu as melhores ações para começar, basta planejar as suas ações e dar início a elas. Como em qualquer outro tipo de estratégia, é fundamental que você defina objetivos concretos para depois mensurar seus resultados e se certificar do seu sucesso. Assim, você poderá se destacar cada vez mais e consolidar a sua empresa.
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