Construir um bom relacionamento com fornecedores é um recurso para situações em que há mudanças no setor, como a digitalização do consumo e até casos de expansão do negócio, em que as diretrizes que foram combinadas com parceiros vão se modificar. Para estabelecer uma boa relação, conhecer técnicas de negociação é essencial.
Bons argumentos de venda costumam se formar a partir de uma visão de reciprocidade entre as partes. Se você honra com os seus pagamentos e é transparente nas solicitações ao parceiros, já está em condições de negociar e requisitar novos prazos.
Gostaria de saber mais sobre como construir esse relacionamento? Continue a leitura!
Saiba o que é importante para seu negócio na relação com o fornecedor
Conhecer os objetivos do seu negócio e ter clareza sobre seus diferenciais impacta a escolha dos fornecedores e parceiros. Com o mercado cada vez mais digital, alguns ajustes na estratégia de sua empresa são necessários.
Por exemplo, você pode buscar se diferenciar pela agilidade na entrega dos produtos. Nesse caso, é preciso contar com um fornecedor que ofereça um modelo ágil de entrega para não correr o risco de ficar sem matéria-prima no estoque durante a produção.
Outro aspecto é a qualidade. Por mais que um fornecedor pratique valores imbatíveis, se o material não se destacar pela qualidade, não vai ser interessante para o negócio. Portanto, não faça escolhas de parceiros somente pelo valor. Sempre há a possibilidade de negociar condições de pagamento favoráveis e estabelecer uma parceria vantajosa.
Mantenha seus pagamentos em dia
Por mais que imprevistos aconteçam, a manutenção dos pagamentos em dia é um ótimo argumento de negociação. Caso precise de um prazo maior ou condições de pagamento mais interessantes para seu negócio, é preciso ter esse trunfo na manga.
Uma ideia para manter as contas em dia é apostar em sistemas que controlem o fluxo de caixa e inclusive programem os pagamentos, de modo que você garanta o bom relacionamento com o parceiro. Dessa forma, ele sempre vai querer investir no seu negócio.
Seja claro sobre as necessidades do negócio
Antes de fechar o contrato, analise a dinâmica que está construindo com o parceiro e avalie quais são suas expectativas em relação a ela. É sempre importante estabelecer suas necessidades e ser transparente com o fornecedor para que ele possa se comprometer e preparar a operação para atendê-lo.
A possibilidade de pegar o parceiro de surpresa não é recomendável. Afinal, do mesmo modo que você tem sua programação e seu planejamento, o parceiro tem o dele. Uma das formas de conseguir negociar com eficiência é ambos estarem cientes das diretrizes que foram combinadas desde o início.
Em tempos de pandemia, estabelecer um bom relacionamento, sempre considerando as duas partes, é uma forma de aprimorar suas técnicas de negociação e garantir que sempre vai poder contar com o fornecedor e fazer novas solicitações, como mudanças de prazos e novas formas de pagamento.
Investir na relação ganha-ganha é sempre a melhor opção! Gostaria de dividir este material com outros empreendedores? Compartilhe em suas redes sociais.