Encantar o cliente: 8 experiências que fazem a diferença

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As estratégias para encantar o cliente têm por objetivo oferecer uma experiência positiva para ele junto ao seu produto ou marca. Porém, não se trata de ser apenas algo bom, mas que supera as expectativas daquela pessoa.

Ao fazer isso, a empresa consegue promover muito mais do que a satisfação. Afinal, entrega para o cliente algo que ele não estava esperando. Por isso, são ações que ajudam a promover a fidelidade e levam a recomendações para outras pessoas. Isso porque aquele cliente teve uma experiência memorável, e o negócio alcançou uma imagem positiva no cabeça dele.

Dessa forma, investir em estratégias de encantamento pode fazer com que o seu negócio alcance ainda mais sucesso. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso um esforço colossal para deixar o cliente encantado. E nós preparamos este conteúdo para mostrar para você como fazer isso.

Continue lendo e confira 8 experiências que vão deixar os seus clientes encantados para que eles se tornem fiéis e defensores da sua marca.

1. Personalização do atendimento

Cada cliente atendido tem as suas necessidades, expectativas, dúvidas e problemas para resolver. Por isso, quando interage com uma marca ou empresa, espera receber atenção total para encontrar aquilo que está buscando.

Ou seja, as pessoas não querem ser tratadas como números. O atendimento genérico não costuma ser bem aceito por elas. Se você quiser encantar o cliente, precisará trabalhar com cada um deles de maneira individual.

A personalização do atendimento é indispensável para que a pessoa se sinta única. É uma forma de acolhimento que deixa o cliente mais confortável e à vontade. Traz um toque de exclusividade para a interação, fazendo com que a pessoa sinta que tem total atenção naquele momento.

2. Surpresas

Quando o cliente adquire um produto ou serviço, ele espera receber exatamente aquilo pelo que está pagando. É por essa razão que entregar uma surpresa para ele é uma excelente estratégia de encantamento.

A pessoa se sente presenteada ou agraciada, já que não estava esperando por aquilo. Logo, a tendência é de que se sinta satisfeita e encantada pelo atendimento de excelência e pelo cuidado em proporcionar uma experiência positiva para ela.

O tipo de surpresa vai depender do nicho do seu negócio e do perfil do público-alvo, já que isso determina o que poderia ser interessante para essas pessoas. Seja como for, as pequenas surpresas fazem com que a pessoa se sinta especial, e por isso elas são tão eficientes para encantar o cliente.

3. Experiência intuitiva

O consumidor atual tem pressa e gosta de praticidade. Ele busca por aquilo que é simples, mas, ao mesmo tempo, tem qualidade e atende suas necessidades. Então, evite colocar empecilhos ou etapas excessivas na interação entre as pessoas e o seu negócio.

Procure oferecer para elas uma experiência intuitiva, garantir que a jornada de compra seja fluida de modo que a própria pessoa entenda as ações que deve tomar, sem a necessidade de pedir ajuda ou informações. Isso faz com que a experiência seja muito mais agradável, pois, além da praticidade, proporciona autonomia.

4. Resolução rápida de problemas

Como explicamos, o consumidor atual tem pressa, o que fica ainda mais evidente quando existe a necessidade de resolver algum problema. Geralmente, uma situação assim já deixa a pessoa desanimada ou irritada porque acredita que será difícil resolver.

É por isso que você pode encantar o cliente ao fazer diferente, garantindo eficiência na hora de resolver os problemas. Afinal, uma situação inesperada não precisa gerar uma experiência negativa para o consumidor.

Se você tiver um bom protocolo de atendimento, que ajude o seu cliente a solucionar essa questão o quanto antes, ele ficará encantado com a eficiência e a atenção recebida. Tanto que o problema ocorrido não será empecilho para manter a relação com o seu negócio.

5. Qualidade no serviço

Não há como promover a satisfação do consumidor com um serviço de má qualidade, quem dirá conseguir encantar o cliente. Sendo assim, essa deve ser uma das preocupações principais do seu negócio.

Não importa se você oferece produtos ou serviços. Também não faz diferença o nicho ao qual pertença. Independentemente das soluções disponibilizadas, é fundamental entregar qualidade. Melhor ainda se você conseguir fazer um pouco mais do que a concorrência.

O encantamento do cliente também tem a ver com os diferenciais de uma empresa. Logo, se você entregar uma qualidade superior àquilo que é disponibilizado no mercado, poderá se tornar uma referência. Também vai exceder as expectativas do público, uma vez que ele já espera um atendimento no padrão daquilo que costuma encontrar em outras empresas.

6. Humanização

É verdade que a tecnologia veio facilitar bastante o fluxo de trabalho nas empresas. O problema é que se não tomarmos cuidado, ela acaba tornando a relação com o cliente mais fria e distante.

É preciso caminhar no sentido contrário e promover a humanização do atendimento prestado. Principalmente porque muitos negócios adotam protocolos automatizados, ou até mesmo atendentes humanos agem de uma forma maquinal, esquecendo que estão lidando com pessoas.

Então, sempre procure implementar ações que ajudem a humanizar os serviços e o atendimento para fazer com que o público se sinta acolhido e bem recebido. Ao mesmo tempo, isso vai garantir que a sua marca seja mais humana, de modo que as pessoas consigam se identificar com ela.

7. Programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são ótimos para encantar o cliente porque entregam algo exclusivo. Geralmente, são benefícios, descontos, promoções, serviços ou produtos que ficam restritos àquele grupo que pertence ao programa. Isso faz com que os participantes sintam que estão em um grupo seleto e especial.

Além disso, o fato de você oferecer essa facilidade e conveniência já vem como um diferencial para o consumidor, e pode ser suficiente para encantar o cliente. Afinal, é algo que ele não encontra em qualquer lugar.

8. Interação nas redes sociais

As redes sociais são ótimos canais para promover a humanização do seu negócio. Como você viu, essa é uma estratégia para encantar o cliente, e você pode explorar os recursos que essas plataformas disponibilizam para despertar emoções no público e promover uma relação muito mais próxima dele.

Responder a um comentário deixado por um usuário, por exemplo, mostra para a pessoa que a sua empresa está atenta à opinião dos clientes e que não se trata de só mais uma página para gerar conteúdo. Isso promove conexão com o público e fortalece o relacionamento com ele.

É interessante usar as redes sociais para promover a sua marca e o que ela defende. Trata-se de um espaço para prestar serviço social, mostrar o posicionamento do seu negócio e engajar as pessoas em causas especiais ou datas comemorativas, por exemplo. Seja como for, é uma excelente ferramenta para fazer parte do dia a dia do público.

Perceba que você pode implementar diversas ações ao mesmo tempo para encantar o cliente. O detalhe é entender o seu público para aplicar o que poderá trazer os melhores resultados e, assim, garantir a fidelização das pessoas e uma imagem positiva para sua empresa.

Já que estamos falando sobre encantamento do cliente, aproveite para conhecer três segredos do Customer Success que ajudam a alcançar esse objetivo também.

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