Promoção limitada ou enquanto durar estoque: escolha a melhor!

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“Promoção por tempo limitado ou enquanto durar o estoque”: você provavelmente já leu essa frase ou algo similar, certo? E se nós disséssemos que é possível utilizar apenas uma dessas condições ou mesclar o senso de urgência à oportunidade de liberar armazenamento nos seus depósitos?

Neste post, vamos apresentar cada um dos conceitos separadamente: as ofertas por tempo limitado e as promoções relacionadas à disponibilidade de produtos no estoque. Além disso, ainda mostraremos como trabalhá-las em conjunto e as vantagens e desvantagens de cada uma. Venha conosco!

O que é uma promoção por tempo limitado e como funciona?

É, basicamente, uma oferta que dura pouco. Por meio dessa condição especial, o empreendedor desperta um senso de urgência nos clientes, que tendem a se sentir mais propensos a comprar um produto ou serviço antes que o preço volte a aumentar.

Um exemplo é a estratégia da Amazon, que chama a atenção para ofertas na página inicial e, em alguns casos, coloca um contador de tempo para demonstrar o quanto aquela condição especial vai durar. Além disso, a empresa ainda coloca o preço antigo junto ao anúncio, de modo que o consumidor entenda que ele realmente vai economizar se fechar a compra logo.

O empreendedor pode escolher se vai divulgar a oferta antecipadamente ou se opta pelo fator surpresa. Para os pequenos negócios, a primeira opção provavelmente é melhor — afinal, esses empreendedores não têm um fluxo tão grande de visitantes em seu site ou ponto físico. Caso tudo seja feito em cima da hora, corre-se o risco de que poucas pessoas confiram a atração.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Primeiro, vamos conhecer as vantagens:

  • aumento de vendas e geração de receita, caso as ofertas sejam realmente vantajosas;
  • possibilidade de testar alguns gatilhos mentais, técnicas de persuasão baseadas em sentimentos como a escassez e a urgência;
  • capacidade de atrair novos clientes;
  • fidelização dos consumidores já existentes, que poderão voltar a comprar produtos da empresa e mantê-la no seu radar para os próximos meses;
  • geração de engajamento com a marca.

Já as desvantagens se relacionam às consequências de um mau planejamento. Caso as promoções não sejam divulgadas em um cronograma organizado, por exemplo, a tendência é de que passem batido pelos consumidores.

Outro problema é quando as ofertas não são consideradas atraentes o suficiente. Se a redução do valor de um produto bastante procurado for mínima (digamos, de R$ 5), a empresa corre o risco de vender pouco e ainda comprometer a sua reputação com os clientes.

O que são as promoções enquanto durar o estoque?

Se as ofertas por tempo limitado estabelecem uma contagem para a condição especial acabar, as promoções que chamam a atenção para a duração do estoque não têm essa característica. Contudo, do ponto de vista do empreendedor, o objetivo é similar: vender uma grande quantidade de produtos em pouco tempo.

Nessa situação, a empresa quer comercializar todo o estoque de determinados produtos. Há várias razões para isso: necessidade de vender produtos perto do fim da validade, oportunidade de gerar receita em uma data sazonal ou simplesmente a vontade de dar uma sacudida na empresa, gerando uma condição especial.

Quando você utilizar a frase “enquanto durar o estoque” como um chamariz para os clientes, é preciso tomar alguns cuidados. Informe a quantidade de produtos em estoque e o período de validade da oferta. Ao vender todas as mercadorias, esclareça quantas unidades foram comercializadas e atualize o status. Tudo isso é importante para não ter problemas com órgãos de defesa, como o Procon.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Algumas das vantagens são as seguintes:

  • possibilidade de comercializar produtos encalhados no estoque;
  • liberação de espaço de armazenamento, algo especialmente importante para pequenas empresas;
  • assim como no caso das ofertas por tempo limitado, há grandes chances de que uma boa receita seja gerada em pouco tempo;
  • geração de engajamento com a marca;
  • possibilidade de construir kits, juntando produtos encalhados a alguns dos mais queridos pelos clientes. De quebra, você ainda libera espaço no armazenamento.

Já algumas possíveis desvantagens são:

  • dificuldade de reposição dos produtos vendidos durante essa sazonalidade. Por isso, a promoção deve ser bem pensada e levar em contas boas práticas de gerenciamento de estoque;
  • necessidade de equilibrar o ritmo frenético da promoção com a atualização em tempo real dos estoques, para que nenhum cliente se sinta prejudicado. Quando isso acontece, será preciso enviar uma mensagem explicando que o produto comprado não está mais à disposição, ainda que a página do e-commerce mostrasse que sim. Melhor evitar isso;
  • realização de um inventário detalhado dos produtos em estoque, algo trabalhoso, mas necessário para oferecer informações precisas na hora de colocar a promoção para funcionar.

Qual estratégia escolher?

A escolha final depende do seu objetivo com aquela promoção. Caso você tenha produtos que estão perto do fim da validade e tenha medo de acabar “morrendo com a mercadoria na mão”, a oferta por tempo limitado é uma boa decisão.

Já as promoções por tempo limitado são uma excelente oportunidade de injetar um pouco de adrenalina na rotina do seu negócio. Todo cliente ama uma promoção, então as visitas ao seu site e ao seu ponto físico (caso a loja atenda presencialmente) certamente vão aumentar.

Ambas são ótimas para gerar receita rapidamente e se preparar para os períodos de baixa. Nesse sentido, realizar uma dessas duas estratégias logo antes daqueles meses em que você vende menos pode ser o que faltava para manter o caixa bem abastecido e se preparar para as oscilações do mercado.

Outra opção é unir os dois conceitos. Aí, não se trata de um ou outro, mas de um contexto no qual eles se complementam.

Suponha que você esteja vendendo roupas esportivas, por exemplo. Uma camiseta especial pode ser oferecida em uma condição “promoção por tempo limitado ou enquanto durar o estoque”: a empresa pode mudar ligeiramente a frase para “promoção durante essa semana ou enquanto durar o estoque”.

Esse novo contexto gera um senso de urgência duplo, já que as pessoas que se interessem pelo produto serão fisgadas pela condição especial de “tempo limitado” e pela possibilidade de garantir o seu exemplar antes que o estoque acabe.

Portanto, voltemos à nossa pergunta inicial: promoção por tempo limitado ou enquanto durar o estoque? Como vimos, cada uma das estratégias tem os seus prós e seus contras, mas nada impede que o empreendedor utilize ambas ao longo do ano — até em conjunto, se for necessário! Só não se esqueça de oferecer um bom atendimento, em qualquer circunstância.

E aí, tem algo a dizer sobre o tema? Qual dessas condições você prefere? Deixe um comentário e debata conosco!

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