Marketing no agronegócio: 5 dicas para engajar o público rural

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Utilizar estratégias de marketing no agronegócio é um meio para que empresas desse setor possam se destacar e atingir um público amplo. Essa abordagem faz com que a audiência tenha um contato mais próximo com a vida no campo e ainda permite que você transmita conhecimento e informações de valor.

Tudo isso confere autoridade para sua marca e atrai pessoas mais qualificadas para a compra. Pensando nisso, organizamos um guia detalhado sobre as melhores maneiras de divulgar seu agronegócio. Siga a leitura e confira algumas práticas que aumentam a visibilidade online de seus produtos!

1. Presença nas redes sociais

Segundo uma pesquisa da We Are Social e Meltwater atualizada em 2024, há cerca de 144 milhões de usuários de mídias sociais no Brasil, o que demonstra a importância dessas ferramentas para atingir e engajar o público rural.

Nesse contexto, é essencial conhecer bem o público-alvo para estabelecer uma comunicação apropriada às plataformas mais adequadas ao perfil da persona do negócio. Assim, as chances de obter melhores resultados são maiores, já que os leads alcançados tendem a ser mais qualificados.

2. Criação de conteúdo orgânico

A criação de conteúdo é primordial para criar um relacionamento com o público rural e ativar diversos gatilhos mentais, como o da reciprocidade e o da autoridade. Por isso, vale fazer materiais que envolvam:

  • dicas úteis para o dia a dia da audiência;
  • passo a passo para realizar alguma tarefa de modo eficiente;
  • sugestões de produtos que aumentam a produtividade.

Essas são apenas algumas ideias de conteúdo possíveis de serem utilizadas. Porém, é necessário aprofundar os conhecimentos sobre a persona para entender as dores e os desejos que ela tem.

3. Estratégias de SEO

Somente no Google, são realizadas mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, sem contar outros mecanismos de busca como ele. Por isso, criar uma estratégia de Search Engine Optimization -SEO, que permite posicionar o seu site na primeira página, é fundamental. Para isso, é crucial ter atenção aos seguintes elementos:

  • pesquisa de palavras-chave — encontre as mais relevantes para o público rural e incorpore-as no conteúdo do seu site;
  • otimização on-page — ajuste elementos do site para melhorar a colocação no Google, dando atenção aos títulos, meta descrições e URLs amigáveis;
  • responsividade — garante que seu site seja responsivo e que permite uma boa experiência independentemente do dispositivo que o usuário costuma usar.

4. Posicionamento de marca

Essa estratégia ajudará a elevar a percepção de valor do público rural em relação à sua marca, destacando as características únicas e os diferenciais que a destacam da concorrência.

Para alcançar esse objetivo, é essencial adotar táticas que incluam uma identidade visual forte, contar histórias que realcem os valores do seu negócio, evidenciar os diferenciais e manter uma presença constante. Nesse último aspecto, o uso de tráfego pago pode ser uma ferramenta eficaz.

5. Tráfego pago

A publicidade paga é uma forma mais rápida para divulgar seu negócio. Por meio de conteúdos patrocinados, sua empresa pode ser divulgada para qualquer parte do país ou do mundo.

Utilizando ferramentas como o Google Ads ou o Facebook Ads, por exemplo, é possível estar presente nos principais canais de comunicação, fazendo com que potenciais clientes entrem em contato com a sua empresa. Você pode usar vídeos, imagens, carrosséis ou banners, para chamar a atenção das pessoas e atraí-las para seus canais de atendimento.

Ao utilizar os diferentes canais de marketing no agronegócio, é possível divulgar sua marca na região e aumentar as vendas de maneira exponencial. Isso resolve uma das principais dificuldades desse setor, que é a comercialização de mercadorias perecíveis, pois você consegue construir uma audiência pronta para a compra.

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