Diversos fatores interferem no comportamento do consumidor, mesmo que muitos de nós não percebamos isso. São vários os aspectos a serem discutidos, porém, alguns acabam exercendo uma influência um pouco maior do que os outros.
E justamente para destacar os fatores principais, que estamos aqui. Em nosso artigo, você vai conferir quais são os aspectos mais influentes no momento da compra, além de entender porquê esses pontos serem tão especiais. Confira!
1. Classe social
Um dos fatores que mais influenciam no comportamento do consumidor é a classe social a que ele pertence. Esse aspecto diz muito sobre o seu poder de compra, além de também interferir no tipo de produto que será a sua prioridade.
Uma pessoa de classe social alta, por exemplo, provavelmente, terá mais dinheiro para dedicar ao cuidado próprio e ao lazer. Sendo assim, idas ao shopping, além de visitas aos restaurantes da região, tornam-se mais comuns por parte desses indivíduos.
No lado oposto, onde se encontram os mais fragilizados economicamente, os hábitos de compra já são outros. Muitas vezes, o cuidado próprio é deixado de lado, e as compras de roupas novas são feitas em um momento em que as contas não estão tão apertadas.
Além disso, uma pessoa sem poder de compra pode não ter acesso ao crédito básico, e por isso, em alguns casos, não tem nem mesmo acesso a cartão. Sendo assim, caso ela efetue uma compra online, ela dá preferência para finalizar a sua aquisição com o pagamento por boleto, mas provavelmente se interessará apenas por itens essenciais.
Por essa razão, é muito importante que os empreendedores disponibilizem diferentes formas de pagamento em seus sites. Dessa forma, garante que o seu produto estará disponível para um público mais amplo, aumentando o alcance da sua marca.
2. Medo
O medo, por mais que muitos não saibam disso, é um fator crucial durante o momento das compras. Ele, acompanhado de outras questões psicológicas, influenciam de forma considerável no momento da compra de consumidores, todos os dias.
Ele é um dos sentimentos mais comuns dos consumidores, segundo levantamento feito pela WGSN, e é o responsável pela mudança de postura de várias pessoas. E para te ajudar a entender melhor essa questão, vamos apresentar um exemplo a seguir.
Alguns indivíduos têm algum tipo de receio de realizar compras pela internet, por medo de roubo de informações, além de outros tipos de fraudes praticadas. Isso faz com que elas realizem a compra presencialmente, para não correr riscos desnecessários, do seu ponto de vista.
Além disso, outros indivíduos, com medo da rejeição, de não se encaixarem nos grupos sociais ou culturais que desejam, acabam comprando determinados tipos de roupas. A aceitação social é outro importante fator que, junto do sentimento de temor, são cruciais no momento da compra.
3. Frete
Outro fator que interfere no comportamento do consumidor é o frete, tópico crucial para compras feitas na internet. Muitas vezes, os clientes desistem de finalizar uma aquisição, pois não existe a possibilidade de escapar dos valores cobrados para a entrega.
Além disso, mesmo que o valor de um produto seja um pouco mais caro, se não tiver frete, as chances dele ser vendido acaba aumentando. Isso porque esse valor é indesejado pelo consumidor, e por isso, é evitado sempre que possível.
Em alguns casos, as pessoas preferem realizar a retirada do produto na loja, justamente para não pagar o frete. Além disso, também procuram pelo mesmo produto em outros sites, para verificar se o concorrente não está ofertando condições melhores de compra.
Em todo caso, o frete é um ponto importante no momento da compra e os consumidores, em boa parte dos casos, vão escolher o menor como escolha definitiva. O tempo de entrega e o preço precisam estar equilibrados para que seja possível atrair novos clientes.
4. Cultura
A cultura influencia o comportamento dos consumidores de forma ativa, sendo um dos fatores de maior relevância nessa questão. Isso porque, a todo momento, estamos agindo de acordo com a cultura da sociedade em que estamos inseridos.
É cultural, por exemplo, que o povo brasileiro seja apaixonado pelo futebol, mais do que os outros esportes. Por essa razão, é tão comum encontrarmos muitas pessoas, todos os dias, utilizando uniformes de time para diferentes ocasiões de suas vidas.
Esse é um comportamento cultural do Brasil, e que não é repetido com uma frequência tão grande em outros locais do mundo, por exemplo. Outras questões do tipo que podem influenciar durante a compra são a religião, o gosto musical, entre outros aspectos.
Em relação ao gosto musical, por exemplo, podemos destacar que tradicionalmente os fãs de rock utilizam mais a cor preta em sua vestimenta. Isso porque é um comportamento cultural que os ouvintes daquele gênero musical.
Isso ajuda a identificar as pessoas que pertencem aos mesmos grupos sociais, facilitando a convivência em sociedade. O empreendedor atento pode usar essas informações para estilizar os seus produtos, tornando-os atrativos para diferentes grupos culturais.
5. Opinião de quem já comprou
Outro fator muito importante que interfere no comportamento do consumidor são as opiniões que já comprou o produto. O cliente precisa de um feedback, mesmo que de um desconhecido, para verificar se a mercadoria realmente faz as ações que promete.
Dessa forma, as marcas precisam ficar atentas para disponibilizar produtos que, realmente, cumprem com o que foi prometido. Isso eleva o nível de qualidade, e aumenta ainda mais o protagonismo dos clientes no processo de compra.
São vários os sites de compra e venda que contam com campos de avaliação e comentário para os seus usuários. Por meio dessa página, é possível conferir a opinião de terceiros, o que influencia diretamente na decisão de compra do seu cliente.
A importância a esse aspecto é tão grande que, segundo levantamento feito em parceria entre a Lett e o Opinion Box, as opiniões dos outros consumidores influenciam em 52,5% das compras feitas pela internet, um número altíssimo.
No mais, fique atento a esse e aos outros pontos destacados em nosso artigo, para que você possa usar todas as informações ao seu favor. O nosso texto acaba aqui, e se você gostou de nos acompanhar, então aproveite para acessar o nosso blog para mais conteúdo de qualidade!