Muitos empreendedores, especialmente aqueles com um pouco mais de experiência, se lembram da época em que o marketing digital ainda estava engatinhando. Nessa época, o sonho era emplacar um anúncio na TV, em um jornal de grande circulação ou em uma revista.
O mais interessante é que esse tipo de divulgação não morreu, ela continua firme. Estamos falando da mídia off, que também engloba outros modos de publicidade, como os outdoors, a panfletagem e os cartões. Neste post, falaremos um pouco mais do conceito e como explorá-lo. Venha conosco!
O que é mídia off?
Há algumas décadas, nem existia mídia off: era apenas “mídia”, mesmo. Afinal, a internet não era tão difundida no Brasil, o que começou a mudar no fim da década de 1990. Desse modo, o conceito se refere aos veículos de informação que não exigem o uso da internet.
O “off” vem de offline. Para a divulgação das marcas, ela ainda continua muito relevante e pode ser utilizada em uma estratégia conjunta ao marketing digital. Desse modo, o alcance do negócio se expande consideravelmente, abrindo espaço para a criatividade dos profissionais.
Entre os principais exemplos de mídia off, podemos citar:
- televisão, que ainda tem uma grande audiência, tanto nos canais a cabo como na TV aberta;
- rádio. Uma pesquisa do Kantar Ibope, de 2021, mostra que os ouvintes desse tipo de mídia têm crescido bastante;
- revistas e jornais. Apesar de a maioria do jornalismo brasileiro estar hoje na internet, algumas publicações resistem há várias décadas, como a Folha de S. Paulo, a Veja, a Gazeta de Alagoas, o Estado de Minas e diversos veículos locais, espalhados pelo país;
- outdoors;
- placas e divulgações em rodovias;
- catálogos impressos;
- panfletos;
- cartões de visita.
Como utilizar estratégias de mídia off?
Agora mostraremos algumas estratégias para trabalhar com mídias off de maneira efetiva.
1. Trace seus objetivos e metas
Antes de tudo, é preciso traçar seus objetivos e metas com cada divulgação. Lembre-se de que você estará complementando o seu trabalho on-line para tornar a sua empresa mais conhecida, então é importante não repetir a mesma linguagem que você utiliza na internet.
Do mesmo modo, tenha certeza de que essa divulgação não será redundante, o que acontece se você anunciar em uma mídia que tenha o mesmo público-alvo do seu trabalho nas redes sociais, por exemplo. Nesse caso, você estaria gastando dinheiro em dobro para atingir as mesmas pessoas.
2. Defina o seu orçamento
É importante entender que a divulgação na mídia off, principalmente em veículos renomados, costuma ser mais cara. Isso porque você alugará um espaço publicitário cobiçado no mercado brasileiro e o trabalho será feito por outros profissionais, fora da sua equipe.
Contudo, como veículos como programas de tv e jornais ainda têm um bom número de adeptos, essa estratégia é importante para complementar as suas atividades promocionais. Entre em contato com os veículos que interessam e pesquise preços, condições e até mesmo outras possibilidades de parceria.
3. Preste atenção na faixa etária
Ao investir em mídia off-line, você deve considerar fatores que vão além do público-alvo, como a faixa etária. Um exemplo: se as pessoas que você quer alcançar são mais velhas, a divulgação em jornais e revistas pode ser mais relevante, já que são esses clientes em potencial que ainda consomem esses materiais.
Um equívoco tremendo seria anunciar um produto dedicado à “geração Tik Tok” em um jornal impresso, mídia que não é mais tão consumida pelos jovens. Prestar atenção à faixa etária que você quer atingir é crucial.
4. Prepare campanhas direcionadas ao offline
Que tipo de recompensa ganha a pessoa que chegar à sua empresa por meio da divulgação em uma mídia off? Pense em códigos promocionais ou descontos exclusivos para os clientes que entrarem em contato com a sua empresa por meio desse modelo de divulgação.
Essa estratégia é importante para mostrar a esse público que a empresa fala diretamente com eles. Se tudo o que é feito no marketing digital for simplesmente repetido, a marca pode ser vista como pouco criativa ou repetitiva.
5. Crie slogans atraentes
No primeiro tópico desse texto, mencionamos que veículos como a televisão e o rádio ainda têm uma boa audiência. Para cativar esse público, que tal apostar em frases curtas e cativantes, que sintetizem os objetivos e o DNA da sua empresa?
Quando você lê ou ouve o slogan “Amo muito tudo isso”, sua mente é direcionada imediatamente para o McDonald’s. “Não é assim uma Brastemp” foi outro slogan que fez bastante sucesso na publicidade brasileira, se referindo aos produtos de alto nível da empresa.
A vantagem da criação de um slogan é que ela é democrática: todo mundo pode pensar um pouquinho e chegar em uma frase que represente bem os objetivos da empresa. Além da TV e do rádio, ela também servirá para identificar a sua empresa em outros veículos off.
6. Pense na panfletagem
Até aqui, nos concentramos nos veículos mais tradicionais da mídia off, como o rádio, a televisão e os jornais e revistas. No entanto, não podemos nos esquecer de uma das formas mais antigas e bem-sucedidas de marketing: a panfletagem.
Ela consiste na distribuição de panfletos e outros materiais promocionais para inúmeras pessoas. Não é incomum encontrar profissionais que entregam esses itens durante o sinal vermelho no trânsito, por exemplo.
A panfletagem ainda pode ser muito eficaz, uma vez que um material conciso e com informações importantes chama a atenção logo de cara. Você pode divulgar:
- promoções;
- lançamentos de produtos;
- convites para inauguração de uma nova loja;
- um resumo dos produtos mais vendidos da sua loja, com a listagem de preços competitivos.
Assim, mesmo que um possível consumidor não esteja pensando em comprar um determinado produto, ele pode se sentir atraído por um preço atrativo, uma promoção ou a possibilidade de descontos em programas de fidelidade. É importante caprichar no visual, então busque a ajuda de designers e ilustradores.
7. Lembre-se dos outdoors
Os outdoors são relevantes especialmente quando estão posicionados em vias movimentadas, uma vez que serão visualizados por milhares de pessoas diariamente. Eles costumam ter números de telefone nos cantos da tela, para interessados em utilizar aquele espaço.
Uma forma similar de divulgação é a fachada: nela, você pode chamar a atenção com promoções, com o design e ainda informar o número de telefone da loja.
Desse modo, mesmo quem estiver passando de carro ou de ônibus, e não tiver tempo para parar naquele momento, poderá guardar o número para entrar em contato posteriormente.
Como pudemos ver no artigo, a mídia off definitivamente não morreu: varejistas, por exemplo, podem utilizar outdoors, anúncios no rádio e em jornais diários para manter o seu negócio no radar das pessoas que ainda consomem esses materiais. Como mostram as pesquisas, a TV ainda faz mais sucesso no país que o YouTube.
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