Você sabia que o algoritmo do Instagram pode ser um aliado para fortalecer sua presença online? Se explorado da maneira certa, ele ajuda a aumentar a visibilidade do seu perfil e ainda contribui para um maior engajamento dos usuários.
Mas não basta estar no Instagram para que isso aconteça. É fundamental saber como esse algoritmo funciona para ajustar suas estratégias. Neste artigo, você vai descobrir como fazer isso. Confira!
O que é o algoritmo do Instagram?
Trata-se de um tipo de programação que indica como os conteúdos devem ser apresentados para os usuários. O algoritmo do Instagram reúne instruções que fazem com que o sistema defina como e quando as postagens devem ser exibidas.
Para isso, ele considera aspectos como:
- perfil e histórico do usuário;
- localização;
- tipo de dispositivo;
- relevância do conteúdo;
- tendências;
- popularidade.
Como funciona?
O algoritmo do Instagram vai considerar as instruções da programação para determinar o que deve ser exibido para cada usuário. Ele analisa o perfil, assim como os conteúdos disponíveis, e organiza o feed segundo o que for mais relevante para a pessoa.
Esses conteúdos mais interessantes são colocados no topo, e os demais ficam para baixo. Assim, o algoritmo entrega postagens bem alinhadas com o perfil do usuário, para que ele se mantenha engajado.
Qual a importância disso para a presença online?
A presença online não se resume a ter um perfil nas redes sociais. É preciso estar ali, de fato, interagir e fazer postagens. Ou seja, vivenciar esse universo digital para estar em contato com as pessoas e ter visibilidade.
Hoje, a internet é amplamente usada pelos consumidores para encontrar empresas, tirar dúvidas e pedir indicações. Por isso, marcar presença nesse meio é fundamental para fazer parte do dia a dia das pessoas e não perder espaço para a concorrência.
Além disso, a internet vence limites geográficos. Dessa forma, sua marca consegue alcançar um público mais extenso. Sem falar das possibilidades de parceria, vendas e outras oportunidades que podem ser aproveitadas com as estratégias e ações certas.
Quais os fatores-chave que o Instagram considera?
Existem alguns aspectos do Instagram fundamentais para os negócios. Eles ajudam no melhor posicionamento dos conteúdos, aumentando a presença online. Veja!
Engajamento
Quando um conteúdo tem uma boa participação dos usuários, o algoritmo do Instagram entende que aquilo é relevante e o exibe para mais pessoas. Então, incentive comentários, curtidas e compartilhamentos.
Relevância
Conhecer o público-alvo é fundamental para saber do que ele gosta e criar conteúdos relevantes. O algoritmo do Instagram vai cruzar dados e entender que aquela postagem é interessante para o usuário.
Consistência
O ideal é postar com frequência para que o algoritmo reconheça seu perfil como ativo. Isso aumenta a relevância e as chances de alcançar o topo, além de estimular a interação dos usuários.
Formatos de conteúdo
Variar os formatos de conteúdo é uma forma interessante de manter o usuário sempre engajado. O algoritmo, por sua vez, tende a priorizar perfis que fazem isso, especialmente ao adotarem novos formatos. Por isso, explore imagens, reels, stories e mais!
Quais as estratégias do algoritmo do Instagram?
Para se aliar ao algoritmo do Instagram e ter mais visibilidade, você pode aplicar algumas estratégias. Confira!
Criação de conteúdo de qualidade
Veja os temas mais atuais, de interesse do público, e faça posts atrativos. Crie conteúdos que agreguem algo para as pessoas e possam gerar engajamento.
Uso de hashtags
Explore as hashtags que têm a ver com seu conteúdo, público e negócio. Procure as mais utilizadas e veja o que os concorrentes estão fazendo, para ficar no mesmo patamar.
SEO
Otimize o conteúdo com palavras-chave. Nomeie imagens e vídeos, use termos estratégicos nas descrições, elabore legendas envolventes e capriche na bio.
Interação com o público
Responda aos comentários e esteja sempre por perto. Isso mostra para o algoritmo que você está presente, o que ajuda a aumentar a relevância do perfil.
Como mensurar os resultados?
Confira o desempenho do seu perfil analisando a ferramenta “Insights do Instagram”. Ela fica na seção “Painel profissional” e reúne dados que você precisa para ajustar sua estratégia sempre que necessário.
Por fim, para saber se seu perfil está bem alinhado ao algoritmo do Instagram, não se preocupe só com o número de seguidores. Veja quantas contas foram alcançadas e engajadas. Desse modo, você saberá se a estratégia está tendo um bom impacto ou se é preciso fazer mudanças para melhorar sua presença online.
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