Aprenda a contar a história da marca para o seu público

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Você já sabe contar a história da sua marca? “Storytelling” — livremente traduzido para o nosso idioma — remete ao ato de “contar histórias” e, no meio empresarial, mais especificamente na relação que se estabelece entre a empresa e seu público-alvo. O intuito é cativar a audiência, despertar emoções e criar conexões, melhorando a imagem do negócio.

Não à toa, em meio às vantagens de contar a história da marca, podemos citar a promoção de um relacionamento de confiança com os clientes. No entanto, como fazer isso, na prática, de maneira fluida e natural?

A ideia deste post é reunir dicas que ajudarão você contar a história da marca que você vem construindo e destacar a relevância e coerência nessa jornada, sempre atualizando a sua evolução ao longo do tempo. Continue a leitura e fique por dentro!

Reúna as informações

O primeiro passo envolve reunir informações sobre a sua marca. Ou seja, antes de começar a criar a história, junte o máximo de informações a respeito da sua empresa e defina os elementos-chave, incluindo:

  • a fundação;
  • as visões iniciais;
  • o que mudou;
  • as histórias que marcaram a trajetória do seu empreendimento;
  • datas importantes.

Pesquise dados sobre a sua audiência

É importante compreender o que move a sua audiência, pois a história da marca mais envolvente será aquela na qual o público-alvo do negócio conseguirá se projetar para dentro da narrativa, como se vivenciasse as situações relatadas. É justamente por isso que é imprescindível conhecer a sua audiência antes de começar o storytelling.

O domínio dos dados vai melhorar sua percepção sobre os interesses, a personalidade e as preocupações do interlocutor. Todos esses elementos, quando combinados em uma narrativa, tornam o conteúdo significativamente mais relevante e impactante.

Aposte em elementos visuais

Uma imagem pode transmitir mais do que mil palavras, e seu uso pode ser suficiente para contar uma história. Muitas marcas estão utilizando esse recurso de forma inteligente nas mídias sociais, como o caso da IBM, uma empresa norte-americana de tecnologia da informação com longa história de inovação.

A IBM compartilha fotos antigas de seus arquivos em sua página no Facebook. Essas imagens demonstram como a tecnologia evoluiu ao longo do tempo e como a empresa contribuiu para essas mudanças. A nostalgia evocada ao ver as imagens, por sua vez, cria uma conexão instantânea com a marca.

Desperte emoções

A emoção é uma técnica poderosa para um storytelling eficaz. Ela permite criar conexões profundas com as pessoas.

Marcas que utilizam narrativas genéricas e se concentram apenas em vendas tendem a ter mais dificuldades para atrair clientes em potencial. Em contraste, marcas que integram o discurso de vendas com uma emoção alinhada ao produto ou serviço têm um diferencial.

Garanta a coerência

A consistência na narrativa de uma marca é fundamental para estabelecer uma identidade sólida e de confiança. Uma história coesa aumenta a autenticidade, reforça a mensagem principal da empresa e intensifica a conexão emocional com o público.

Isso contribui para uma imagem unificada, elevando a fidelidade do cliente e destacando a marca da concorrência. A coerência garante que cada ponto de contato com a empresa — da publicidade às interações em mídias sociais — transmita valores e promessas consistentes, oferecendo uma experiência coesa e inesquecível. Tal uniformidade é fundamental para a credibilidade e para o êxito duradouro.

Como vimos, contar a história da marca é vital para criar uma conexão emocional com o público, transmitir valores e construir uma identidade autêntica. Uma narrativa bem construída destaca a empresa no mercado, cria confiança e lealdade e faz com que a experiência do cliente seja mais cativante e inesquecível, promovendo o sucesso e o crescimento sustentável.

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