Dominar táticas sobre como vender no carnaval é indispensável para aproveitar essa época do ano e aumentar o faturamento. As oportunidades são as mais variadas e estão disponíveis para negócios de todos os segmentos.
Então, este é o momento ideal para você implementar estratégias de vendas no Carnaval para atrair a atenção dos consumidores. Neste post, vamos ensinar como fazer isso. Continue lendo e confira as nossas dicas para vender mais nessa época e começar o ano muito bem!
A grande repercussão do Carnaval no Brasil
Nem todo mundo sabe, mas o Carnaval foi trazido para o Brasil entre os séculos XVI e XVII pelos colonizadores portugueses. Ele começou como uma brincadeira, e, no século XIX, começaram a ser realizados os bailes de máscaras, quando tudo passou a se parecer com aquilo que conhecemos hoje. Mas foi no século XX que os ritmos e os desfiles se iniciaram.
Todas essas mudanças fizeram com que o Carnaval ganhasse uma repercussão cada vez maior. Hoje, é uma festa promovida a nível nacional, e cada região ou cidade tem a sua própria cultura e forma de comemorar. Há uma grande movimentação não só de pessoas, mas da economia, o que traz ótimas oportunidades para vender.
As oportunidades de negócios no Carnaval
Você já viu que as comemorações eram um pouco diferentes quando o Carnaval foi trazido para o Brasil. Agora, além das mudanças que aconteceram na festa em si, ela passou a representar uma época com oportunidades de vendas.
Durante o Carnaval, a economia tem uma boa movimentação, e as expectativas são ótimas para 2025 também. Só o estado do Rio de Janeiro anunciou R$ 40 milhões em investimentos no desfile das escolas de samba.
Não podemos esquecer que o faturamento se estende para o comércio e os serviços. Afinal, os turistas visitam diferentes cidades e aproveitam as comemorações. Tem também aqueles que fazem programações diferentes para os dias de descanso.
No final das contas, as empresas conseguem um bom faturamento mesmo nas cidades que não são turísticas. Isso porque as festas costumam acontecer por toda parte. Então, se quem empreende souber como vender no Carnaval usando boas estratégias, ele explora essa época com ofertas sazonais que atraem a atenção do consumidor.
Dicas para vender mais no Carnaval
Já no início do ano, precisamos dar início às estratégias de vendas em datas comemorativas, ajustando as ações conforme a temática da época. Mas não se preocupe: essa tarefa não é complicada.
A seguir, explicamos como vender no Carnaval com algumas dicas simples para aplicar no seu negócio. Confira!
1. Planeje a campanha com antecedência
Essa é uma prática que permite pensar em todos os detalhes das campanhas e ações para que você possa implementar as melhores estratégias sobre como vender no Carnaval.
O planejamento permite a organização do que você pretende fazer e a definição daquilo que pode trazer os melhores resultados, além de possibilitar a divulgação antecipada para gerar expectativa no consumidor.
2. Adote estratégias digitais
O marketing digital tem um grande poder de alcance. Você pode impactar muito mais pessoas do que com as estratégias tradicionais. Além disso, muito do que se faz na internet pode ser realizado de maneira gratuita. Então, capriche nos perfis e aposte em campanhas patrocinadas, se isso fizer sentido para o seu negócio.
3. Venda produtos temáticos
As vendas em datas comemorativas costumam explorar a sazonalidade. Então, procure vender produtos temáticos e que tenham alguma relação com o Carnaval, com a alegria das festas, a descontração, a cultura e assim por diante. Vale ressaltar que quando trabalhamos o temático ou personalizado, a precificação pode ser diferenciada.
4. Aposte na personalização
Já que falamos em personalização, ela também é uma excelente estratégia para melhorar as suas vendas no Carnaval. É uma forma de oferecer experiências únicas para o cliente, algo diferente do que ele está acostumado, e que também permite divulgar e fortalecer a sua marca para alcançar a fidelização dos consumidores.
5. Adapte a comunicação visual
Na época do Natal, as lojas ficam enfeitadas e adotam a temática da época, certo? No Carnaval, não deve ser diferente. Procure adaptar a comunicação visual para que o público entenda que o seu negócio está participando das comemorações. Isso atrai a atenção e desperta curiosidade para descobrir o que está sendo feito de diferente.
6. Busque parcerias
Talvez, você esteja pensando que o seu negócio não tem muita relação com essa época do ano. Mesmo assim, tem como vender no Carnaval e aumentar o faturamento. Uma boa opção é buscar parcerias.
Podem ser feitas vendas conjuntas ou ofertados descontos para os clientes que vêm de um estabelecimento ou de outro. Assim, vocês compartilham o público e têm um bom faturamento em função do volume de pessoas interessadas.
Sem falar que contribui para a divulgação das marcas e pode melhorar a imagem delas no mercado, ao se tratar de uma parceria estratégica.
7. Realize promoções e pacotes específicos
Esse é o tipo de estratégia que sempre chama a atenção dos consumidores, afinal, as pessoas buscam os melhores negócios. Então, realize as promoções planejando o que é interessante para o consumidor e vantajoso para o seu negócio.
Vale organizar pacotes específicos para o Carnaval, seja no formato de kits de produtos, combos ou outros que ofereçam mais para as pessoas, por um preço diferenciado.
8. Aposte em experiências temáticas
Faça o seu público mergulhar na temática do Carnaval. Ofereça experiências relacionadas com esse momento, brinque com os seus consumidores pelas redes sociais, promova o engajamento das pessoas para que o seu negócio agregue valor e faça parte da vida delas.
Os erros comuns a serem evitados
Falamos sobre como vender no Carnaval e o que precisa ser feito para ter um bom faturamento. Porém, não podemos esquecer aquilo que deve ser evitado. Confira alguns erros comuns que podem comprometer suas campanhas e ações:
- falta de planejamento das ações que serão executadas;
- improvisação de ofertas e promoções na última hora;
- cópia do que as outras empresas estão fazendo;
- precificação mal calculada;
- falta de controle do estoque, com investimentos baixos ou muito altos;
- limite das campanhas às ações físicas e tradicionais;
- a não coleta de dados e informações dos clientes para campanhas futuras;
- restrição dos canais de vendas e não exploração das opções disponíveis.
Os benefícios dos cursos do Sebrae
O Sebrae oferece apoio para micro e pequenas empresas que desejam explorar seu potencial. Para isso, oferece conteúdos e cursos para quem pensa em abrir um negócio e para aqueles que já estão no mercado e buscam capacitação.
Com os cursos do Sebrae, você aprende sobre marketing, planejamento, finanças, vendas, entre outros temas. Há opções de cursos online, mas também são realizados oficinas, seminários, workshops, palestras e eventos para que você aprenda com consultores especialistas.
Com o apoio do Sebrae, você não vai aprender apenas como vender no Carnaval, mas descobrirá os caminhos para gerenciar o seu negócio da melhor forma durante o ano inteiro. Então, aproveite as dicas para ter um bom faturamento agora e participe das capacitações para continuar se desenvolvendo. Acesse o site e confira a programação disponível!