Certamente você já precisou esclarecer dúvidas ou buscou algum tipo de atendimento online e passou pela experiência de interação automática com um sistema de inteligência artificial, não é? Essa ferramenta, que consegue fazer a triagem do cliente e ajudar na resolução dos problemas, é chamada de chatbot.
O software funciona de forma similar à interação com uma pessoa, simulando uma conversa. Ele consegue entender qual é a necessidade do consumidor e direcionar para as opções mais efetivas.
Hoje, essa é uma estratégia importante para otimizar o atendimento e, inclusive, reduzir custos. Quer entender melhor como o chatbot funciona e por que você deve implementá-lo em sua empresa? Veja nossas dicas!
O que é um chatbot?
De forma bastante resumida, podemos dizer que é um programa de computador que conversa com os clientes em um chat. É uma forma de fazer a triagem de problemas, dúvidas e outras necessidades do consumidor, direcionando-os para as soluções, antes de efetivamente precisar interagir com um atendente humano.
As vantagens para as empresas são essencialmente a economia de tempo e de recursos. Afinal, além de muitas vezes o cliente solucionar sozinho a dúvida, por meio das opções oferecidas durante o atendimento, a resolução de problemas se torna mais ágil quando ele é direcionado diretamente ao departamento correto.
Imagine, por exemplo, quantas ligações ou contatos por canais online uma empresa recebe por dia. São dúvidas sobre os produtos, serviços, prazos de entrega, entre outras, além de reclamações, sugestões e pedidos especiais.
Com o atendimento humano, a tendência é de que cada um desses contatos demore mais tempo e seja necessário um número maior de colaboradores para direcionar os clientes. Dessa forma, o uso do chatbot contribui para que o próprio consumidor tenha autonomia para tirar dúvidas ou questionamentos da forma mais efetiva.
Quais os tipos de chatbots existentes no mercado?
Existem alguns tipos distintos de chatbot, que podem ser usados em conjunto ou não, de acordo com a necessidade de sua empresa. Confira:
- os conhecidos como otimizadores oferecem soluções para que os clientes resolvam as dúvidas e problemas, de maneira autônoma, com opções personalizadas que, muitas vezes, não estão disponíveis em aplicativos;
- proativos são os bots que entendem melhor o comportamento do cliente e oferecem soluções antes mesmo que elas sejam solicitadas. Eles podem, por exemplo, armazenar dados do consumidor e entender melhor os interesses, oferecendo soluções adequadas a cada tipo de necessidade;
- os bots sociais ajudam a sua empresa a conseguir maior engajamento entre os clientes, oferecendo experiências que contribuem para a tomada de decisão do consumidor;
- os com a função de escudo ajudam o cliente a evitar experiências desgastantes junto ao call center, facilitando as ações de suporte.
Por que apostar no uso de chatbots?
Os softwares de inteligência artificial aprendem com o usuário, prática conhecida como machine learning. Ou seja, os programas são tão eficientes que conseguem prever as principais demandas e oferecer soluções interessantes para melhorar a experiência do cliente e o processo de compra.
Esse relacionamento, aliás, se estende por toda a jornada, chegando, inclusive, ao pós-venda. Os chatbots contribuem para agilizar atendimentos técnicos, pedidos de suporte, reclamações e necessidades pontuais de troca de mercadorias, por exemplo.
Claro que a inteligência artificial não é capaz de fazer atendimentos pontuais, relacionados a necessidades muito específicas. No entanto, tal sistema melhora a experiência do usuário, proporcionando autonomia para a resolução de problemas e simplificando o direcionamento das principais necessidades.
Assim, contar com um bom chatbot para sua empresa é um diferencial importante, tanto do ponto de vista econômico — uma vez que o uso permite a otimização na distribuição de recursos — quanto para garantir a melhor experiência para os seus clientes.
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