A competição sempre esteve presente no ambiente dos negócios e a transformação digital, que estamos vivendo, mudou profundamente o comportamento do consumidor. Isso fez com que as companhias precisassem se adaptar e, assim, investir em inovação na empresa se tornou o fator principal de competitividade e visibilidade.
A gestão de inovação se tornou um requisito básico para gerar soluções, entregar valor ao consumidor e reduzir custos. Porém, na prática, ainda são poucas as empresas que conseguem implementar essa cultura em seus processos.
Pensando nisso, preparamos este artigo para que você conheça a importância da inovação e quais vantagens ela traz ao negócio. Acompanhe!
Afinal, o que é inovação?
É bastante comum, ao ouvirmos esse termo, pensar em tecnologia. Realmente, inovar também é desenvolver e utilizar novas tecnologias, mas não se trata apenas disso. No mundo corporativo, inovar também pode ser definido como a capacidade do gestor ou do empreendedor de sair da zona de conforto para buscar novos meios de ampliar sua empresa ou torná-la mais competitiva e rentável.
Desse modo, o empresário deve sempre se fazer algumas perguntas, que o ajudarão no processo de modernização e inovação no negócio:
- quais são os gargalos da empresa?;
- o que é possível fazer para melhorar o processo?;
- o que eu ainda não tentei e posso fazer para obter melhores resultados?.
Ao refletir sobre essas questões, você conseguirá identificar por onde é preciso iniciar a atualização da empresa. Então, é possível inovar de diversas formas, seja na adoção de uma política de redução de custos ao aderir ao home office para os colaboradores, por exemplo, ou com a utilização de marketing digital para a captação de novos clientes.
Qual o papel da gestão de inovação?
De forma geral, a gestão de inovação refere-se ao gerenciamento de ideias e inovações de um negócio. É um processo que trabalha com esse elemento da mesma forma que lida com todos os outros objetivos corporativos, ou seja, definir metas, utilizar indicadores, indicar responsáveis, formar equipes e apontar ações a serem trabalhadas.
Assim, tal gestão procura criar uma cultura de inovação dentro de uma empresa para que ela mude, se reinvente e acompanhe as mudanças do mercado.
Conforme mencionamos, o comportamento do consumidor tem se transformado. Desse modo, as empresas que não acompanharem esse fluxo de transformação serão ultrapassadas pelos concorrentes, pois se tornarão obsoletas e não conseguirão atender às novas demandas do mercado.
Vale lembrar que isso não se aplica apenas para as grandes corporações. A inovação deve ser adotada também por empresas de pequeno e médio porte. No entanto, não basta inovar por inovar, é fundamental agir de forma consciente. E é esse o principal papel dessa gestão, que precisa ter caráter estratégico.
Quais as vantagens da inovação na empresa?
Adotar uma cultura inovadora traz uma série de benefícios que envolvem tanto o ambiente interno da empresa quanto o público externo, o consumidor.
Garante a sobrevivência do negócio
Existem empresas que estão há anos no mercado e, desse modo, permanecem na zona de conforto. Enquanto isso, outros negócios investem na inovação para satisfazer as necessidades atuais do público consumidor. Portanto, é fundamental se reinventar sempre.
Agrega valor ao produto e à imagem da empresa
Produtos e serviços inovadores têm maior valor agregado. Consequentemente, têm uma margem maior de lucratividade. Afinal, não estamos falando apenas de um item funcional, mas, sim, de algo que transforma a experiência do usuário.
Ainda há o fato de que investir na inovação da empresa melhora sua reputação e sua imagem no mercado, tornando-se referência na área. Com isso, pode se utilizar da autoridade adquirida para ditar tendências.
Organiza os processos internos
A gestão da inovação cria um ambiente organizado com métodos eficazes que trazem resultados consistentes, que é um ponto essencial para uma empresa de sucesso no longo prazo. Logo, não basta apresentar um serviço ou produto inovador, é preciso que toda a empresa esteja atualizada e imersa em uma cultura inovadora.
Motiva os colaboradores
A cultura da inovação ouve não somente o público externo, como também está sempre atenta às opiniões e ideias de seus colaboradores. Quando eles sentem que podem realmente ajudar a empresa a crescer e ascender na carreira, ficam mais motivados.
Dessa maneira, eles não serão os únicos beneficiados, visto que eles são o motor de uma empresa. A motivação faz com que trabalhem melhor, procurem mais capacitações, atrai profissionais qualificados e, com isso, o negócio como um todo é melhorado.
Permitem relações de longo prazo
Atualmente, grande parte dos produtos que chegam no mercado não permanecem por muito tempo. A inovação aberta entra na produção de novos produtos ou serviços que têm a capacidade maior em levar bem-estar e satisfação aos consumidores. O resultado é visto em melhores resultados financeiros e, ainda, na certeza de que a empresa está de olho nas tendências e acompanhando o mercado.
Como implementar a inovação?
A inovação não se trata apenas de seguir as tendências digitais, apesar de elas serem essenciais no processo, como o marketing digital, a IoT — Internet das Coisas —, Inteligência Artificial, entre outras.
O primeiro passo é adotar uma gestão de inovação na empresa e essa decisão deve partir do empreendedor. Como muitos não sabem por onde começar ou como fazer essa implementação, é fundamental contar com um suporte especializado.
O Sebrae é um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento e foi criado para dar apoio aos negócios de todo o país. Então, a consultoria personalizada ao empreendedor fomenta a criação, a expansão e a modernização das empresas.
Além da consultoria, também oferecemos cursos por meio da Escola de Negócios, que são feitos em parceria com grandes instituições. Assim, você terá acesso a conteúdo de qualidade e ferramentas extremamente importantes para gerar conhecimento e fazer com que você tome decisões mais assertivas.
O curso de Futurismo, por exemplo, é ideal para os empreendedores que procuram implementar a inovação na empresa, que têm visão de futuro, coragem para enxergar além do mercado e ousadia para empreender no cenário atual.
A inovação na empresa é imprescindível, não só para se manter no mercado, como também para obter um diferencial competitivo e virar referência no mercado. Por isso, não deixe de aplicá-la em seu negócio o mais breve possível para poder usufruir de todos os seus benefícios.
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