Um estudo recente da WGSN, empresa que prevê tendências de mercado para auxiliar os empreendedores, mapeou 4 principais perfis de consumidores do futuro e quais estratégias devem ser adotadas para fidelizá-los.
A melhor maneira de vender para cada um desses grupos é entender que eles se dividem em pessoas mais cautelosas, adeptos da tecnologia e aquelas que buscam por um relacionamento duradouro e afetuoso com a empresa. Neste post, falaremos de todos esses consumidores do futuro e como lucrar com eles. Boa leitura!
1. Antecipadores
Esse grupo é mais cauteloso e afetado pelo cansaço emocional e pela incerteza em relação ao futuro. De acordo com o estudo da WGSN, essas pessoas dividem suas atenções entre o seu trabalho e sua família, o que as torna mentalmente exaustas para escolher um produto de forma muito criteriosa.
Não à toa, os desejos dos antecipadores são os seguintes:
- segurança;
- conforto;
- normalidade;
- estabilidade.
Nesse sentido, a melhor estratégia para cativar esse público é investir em comodidade, como modelos de assinatura, programas de fidelidade e produtos em refis.
Atrasos, erros de previsão na entrega e dores de cabeça similares são fatais e só afastarão esse grupo de cleintes do seu negócio.
2. Inconformados
Essas pessoas ainda estão inconformadas pelos acontecimentos dos últimos anos: pandemia, lentidão dos governos para lidar com o problema e todas as consequências econômicas desse período. Por isso, esse grupo tende a boicotar empresas ligadas a atitudes que não se encaixam com seus valores pessoais.
Os clientes inconformados valorizam a diversidade, a inclusão e os laços com a comunidade. São implacáveis em relação a deslizes e atitudes preconceituosas, promovendo “cancelamentos” coletivos para marcas que não pensam em grupos marginalizados e minorias.
Marcas que queiram atender a esse público precisam mostrar em ações que são empresas sustentáveis, que promovam a diversidade e a inclusão em suas práticas profissionais. Os inconformados valorizam produtos saudáveis e/ou de boa procedência.
3. Condutores
Os condutores são pessoas inquietas e que, de modo geral, trabalham com inovação. Esses consumidores tendem a assumir mais riscos, então o seu interesse é ativado por experiências diferentes, que despertem os sentidos e exijam habilidade cognitiva.
Assim, empresas que apostam na gamificação, no comércio interativo e tecnologias em geral são as que mais despertam o seu interesse. São conhecidos como condutores por conta do seu entusiasmo pelas novidades, isto é: essas pessoas “conduzem” o comércio para novos caminhos e experiências.
O metaverso, um conceito que tem se popularizado pela evolução da tecnologia e que promete mesclar os ambientes físico e digital, atrai naturalmente os clientes condutores.
4. Novos românticos
Os novos românticos prezam pelos valores comunitários. Eles valorizam conexões familiares com as marcas e são adeptos naturais de uma rotina menos corrida. Não à toa, o home office caiu como uma luva para essas pessoas, que podem fugir da correria do trânsito pesado e do estresse de se locomover diariamente.
Essas pessoas tendem a buscar o equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal. Para conquistá-las, a empresa deve apostar em ações que enfatizam essa rotina mais tranquila, como produtos sustentáveis e que promovam o bem-estar.
Por ser um cliente mais tranquilo, nada de bombardeá-lo com mensagens ininterruptas, que o pressionem a interagir constantemente com a empresa. Lembre-se de que eles buscam conexões emocionais e um relacionamento duradouro com a marca.
Como pudemos ver, os consumidores do futuro são influenciados por diversos fatores: a tecnologia, a busca por produtos mais sustentáveis e de procedência confiável e até mesmo por pessoas que só se relacionam com marcas que tenham a ver com seus valores. Cabe a cada empresa adequar suas estratégias para não perder a oportunidade de conquistar esses clientes em potencial.
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