Google Shopping: o guia para o seu negócio aumentar as vendas

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Você já pensou em anunciar no Google Shopping para aumentar as vendas da sua loja virtual? Embora sejam anúncios pagos, o resultado pode ser bastante interessante para os empreendedores, uma vez que os produtos aparecerão no topo da lista de buscas do Google, com foto e preço, além de um link direto para o canal de vendas.

Você já deve ter visto anúncios desse tipo ao pesquisar determinado produto que desejava comprar, não é? E provavelmente clicou nas imagens que aparecem antes ou ao lado das demais páginas. Inclusive, em muitos casos, quem tem a intenção de comprar o produto clica diretamente na guia “Shopping” do mecanismo de busca para visualizar as ofertas de forma objetiva.

Por isso, se você vende um produto físico e quer aumentar o alcance da sua loja, vale a pena conhecer melhor essa estratégia de divulgação na internet. Confira o nosso guia!

Entenda o que é o Google Shopping

Sempre que você pesquisa um produto físico no Google, os anúncios são exibidos na parte superior ou lateral da página. Faça o teste e pesquise qualquer item, como um produto de maquiagem ou um equipamento eletrônico. As ofertas aparecerão com foto, preço e link do vendedor, não é?

Esses anúncios têm destaque maior do que as demais páginas, que podem ser de outros vendedores ou não. Ou seja, os links abaixo dos anúncios podem ser resenhas do produto, reclamações, formas de uso ou qualquer outra coisa relacionada ao item pesquisado.

Na grande maioria dos casos, quem tem interesse em comprar o produto vai clicar nos anúncios, deixando os demais resultados de lado. Aliás, é por essa razão que, se você tem um blog para divulgar sua empresa e seus produtos, precisa elaborar bons conteúdos para se destacar.

Para exemplificar, imagine que você comercialize carregadores para celular. Para atrair a atenção de quem navega pela internet e levar as pessoas para seu blog, o ideal é publicar resenhas dos produtos, comparando preços, durabilidade, potência, tempo de carga, entre outros. Se apenas divulgar os itens, provavelmente eles passarão despercebidos e perderão visibilidade para os anúncios pagos.

Pesquisas indicam que o índice de confiança das pessoas nos anúncios do Google atinge 87,9%.Além disso, 73,2% dos usuários fazem pesquisas no mecanismo de busca várias vezes ao dia. Com a transformação digital, que muda hábitos e comportamentos de toda a sociedade, a tendência é que tais índices fiquem ainda maiores no futuro.

Desse modo, o Google Shopping é uma ferramenta que pode ajudar você a atrair novos clientes, gerar mais conversões e aumentar o tráfego em sua loja virtual.

Descubra como anunciar seus produtos no Google Shopping

Para configurar o anúncio de seu produto, basta acessar a plataforma do Google Merchant Center e seguir o passo a passo, que é bastante intuitivo. Para usar a ferramenta, é necessário criar uma conta, inserindo dados de contato e informações comerciais. Depois, basta integrar os dados do seu e-commerce ao Shopping

A ferramenta é diferente do Google Ads, cujo conteúdo não necessariamente está relacionado a vendas. Para anunciar os seus produtos no Google Shopping, é preciso seguir algumas etapas:

  • faça o cadastro na plataforma e confirme o seu e-mail para criar uma conta no Google Merchant Center;
  • crie um arquivo XML com os produtos que deseja anunciar e envie ao Google Merchant Center. Esse arquivo deve conter o nome do produto, preço e demais detalhes;
  • para incluir os itens, clique em ‘Produtos’ e depois em ‘Feeds’ e será iniciado um upload;
  • configure os dados do feed, especialmente o país de destino;
  • para um cadastro completo, descreva os detalhes dos itens que serão anunciados, como marca, cor, tamanho, entre outros;
  • insira links para o seu site;
  • determine a categoria de cada produto;
  • é possível, ainda, inserir dados adicionais, como disponibilidade dos itens, data limite de exibição do anúncio, preços promocionais, parcelamento, entre outros.

Custo por clique: o que significa?

Você deve estar se perguntando qual é o investimento necessário para anunciar no Google Shopping, não é? Na verdade, o próprio anunciante estabelece o valor, de acordo com o conceito de Custo por Clique (CPC).

Ou seja, cada vez que um usuário clica no anúncio, o anunciante é cobrado. Quanto maior é esse valor, maior é a chance da sua empresa ser colocada nas primeiras posições da busca. 

Ao clicar em seu link, o usuário é direcionado para o seu site e, a partir de então, o Google não tem mais nada a ver com o processo de vendas, que é feito por sua empresa. É possível considerar que o investimento para anunciar no Google Shopping seja algo em torno de 10% a 15% do valor dos produtos. 

Google Shopping e Google Ads: qual é a diferença?

Como explicamos, as duas ferramentas são distintas. Porém, é necessário vincular as contas, mesmo anunciando apenas no Google Shopping. Assim, você pode visualizar seus produtos e os cliques recebidos no Google Ads. 

Além disso, no Google Ads é possível visualizar algumas estatísticas de mercado, comparando a performance dos seus produtos a de outros itens semelhantes. 

Quais são as exigências para anunciar no Google Shopping?

Para que a sua empresa seja considerada qualificada para anunciar, é fundamental que seu site de vendas cumpra algumas exigências:

  • incluir informações completas no formulário de cadastro, como e-mail, telefone e endereço físico;
  • apresentar, de forma clara, todos os meios de pagamento aceitos antes de o usuário iniciar o processo de pagamento;
  • não deixar de apresentar, de forma visível, as políticas de devolução e reembolso.

Saiba como melhorar a visibilidade dos produtos no Google Shopping

O Google Shopping segmenta todos os produtos de forma automática, para todas as pesquisas. Assim, para melhorar a visibilidade, você deve incluir no cadastro o máximo de informações. Lembre-se de que o empreendedor não escolhe palavras-chave para buscas, pois o próprio mecanismo segmenta os itens conforme o feed de dados cadastrados.

Como muitos anúncios são mostrados lado a lado, dependendo do produto, o preço pode ser um diferencial. No entanto, é fundamental que o valor anunciado seja o mesmo informado em sua página. 

O título do produto anunciado deve ter no máximo 50 caracteres, incluindo espaços. Se for maior que isso, ele poderá ser cortado nos resultados apresentados ao usuário. A imagem também é muito importante para que os usuários do Google Shopping cliquem em seu link. Por isso, ela deve ter alta qualidade e boa resolução.

Agora que você já sabe como anunciar seus produtos e alavancar sua empresa, confira também as estratégias para montar um bom e-commerce. Afinal, para aumentar as vendas não basta anunciar, é preciso que o cliente tenha uma boa experiência de compra em sua página!

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