Explorar as vantagens da internet é fundamental para garantir a prosperidade do seu negócio, especialmente em um mercado que segue cada vez mais competitivo. Nesse quesito, explorar diferentes ferramentas de automação pode facilitar suas ações nas redes sociais.
Embora o planejamento de marketing sugira uma atividade constante e cadenciada para engajar o público, incluir esse trabalho em sua rotina empreendedora pode ser um grande desafio. Pensando nisso, organizamos um conteúdo para explicar como automatizar seu posicionamento nas redes sociais. Quer saber mais? Então, siga a leitura e acompanhe nosso post!
O que é automação de redes sociais?
Encontrar maneiras de agilizar o trabalho cotidiano e ganhar eficiência operacional é essencial para se destacar no mercado empreendedor. Dessa forma, a automação de redes sociais surge como uma excelente alternativa para melhorar o marketing dos negócios.
Esse conceito está relacionado com o uso de ferramentas e softwares que ajudam no gerenciamento e na execução de tarefas repetitivas, permitindo que sejam realizadas diversas atividades sem intervenção humana, como:
- programação de postagens;
- engajamento com seguidores;
- monitoramento de métricas de desempenho.
Por meio dessas funções, você otimiza as estratégias com um planejamento adequado dos conteúdos que ficarão disponíveis, respostas aos seguidores que interagem e ajustes de campanhas, tudo resolvido de maneira ágil e automática.
Principais benefícios de usar ferramentas de automação
Ao incluir as ferramentas de automação no dia a dia do setor de marketing, consegue-se alcançar uma série de benefícios que, sem esse recurso, não seriam viáveis. Entre os principais, podemos destacar:
- melhora na gestão de tempo — como muitas tarefas são automatizadas, é possível focar em atividades estratégicas e gastar menos tempo nas atividades operacionais das redes sociais;
- aumento da consistência — manter postagens frequentes é essencial para aumentar o engajamento e a visibilidade da marca;
- análise apurada — como é plausível ter uma série de dados para avaliar, as tomadas de decisões se tornam avançadas e ajudam no crescimento das redes da empresa;
- otimiza o engajamento — os clientes têm respostas rápidas aos seus comentários e interações, incentivando o envolvimento do público;
- redução de erros — também é possível diminuir a incidência de equívocos que comprometem o desempenho do negócio nas redes sociais.
Ainda, há a possibilidade de alocar os profissionais no desenvolvimento da parte estratégica, o que vai permitir que o negócio eleve o alcance e venda mais para o público-alvo.
Quais são as principais ferramentas de automação de redes sociais disponíveis?
Há diversas ferramentas gratuitas e até mesmo pagas que podem ajudar na gestão das redes sociais da sua empresa. A seguir, fizemos uma lista rápida com algumas alternativas disponíveis. Confira!
Gratuitas
Para quem está com o orçamento restrito para investir no marketing via mídias sociais, a boa notícia é que há muitas alternativas disponíveis no mercado que podem ajudar na automatização, como:
- Google Alerts — ajuda a monitorar as buscas que estão relacionadas à marca, permitindo automatizar a pesquisa por tópicos relevantes para elaborar posts;
- Hootsuite — permite um teste gratuito no qual você vai conseguir integrar todas as redes sociais em um só lugar;
- Etus Social — também conta com um período grátis para testar as funcionalidades, que vão desde impulsionamento de posts até ferramentas de gestão de projetos.
Vale a pena aprofundar a sua pesquisa para encontrar outras ferramentas que sirvam para as suas demandas do dia a dia.
Pagas
Para quem está com o orçamento de marketing um pouco mais confortável, é válido pensar em investir nessas ferramentas para elevar a eficiência. Há opções úteis que vão potencializar os resultados, como:
- Quintly — ajuda a analisar os dados a fim de otimizar as estratégias sempre que necessário para aumentar o ROI;
- mLabs — oferece uma ferramenta completa de gestão de redes sociais, que vai desde a criação de relatórios até o gerenciamento de contatos;
- Buffer — ajuda a programar as postagens em diferentes redes sociais, além de contar com recursos analíticos úteis.
A partir dessas alternativas, já é possível elevar a qualidade do marketing nas redes sociais da sua empresa.
3 dicas para escolher a ferramenta de automação ideal para seu negócio
Depois de conferir tantas opções, é hora de entender quais filtros você pode utilizar para selecionar a ferramenta ideal para suas necessidades. Veja, a seguir, como identificar e implementar esse recurso em seu negócio.
1. Funcionalidades disponíveis
O primeiro passo é analisar o que a plataforma oferece para dar suporte a suas estratégias. Afinal, adquirir opções complexas pode exigir um investimento alto, sem que haja a necessidade de recursos tão robustos.
Analise o que é prioridade e verifique quais ferramentas atendem a essa demanda. Isso inclui a integração com CRM, acompanhamento de dados em tempo real, listas de segmentação, relatórios personalizados, chat para atendimento do cliente, testes A/B para e-mail marketing e muito mais.
2. Usabilidade
Outro fator importante se refere à facilidade de uso dos dispositivos, afinal, todo empreendedor conta com uma rotina atribulada. Será que a plataforma escolhida exige uma curva de aprendizado mais longa? Avaliar a experiência de uso e o treinamento necessário é importante para que a estratégia seja implementada no prazo estipulado.
Uma boa alternativa é solicitar junto ao provedor um período de teste ou uma demonstração da plataforma. Esse tipo de experiência permite verificar na prática como usar o dispositivo para seus objetivos.
3. Customização e integração
Para quem atua em segmentos específicos, é importante avaliar se a ferramenta tem flexibilidade para customizar conforme as demandas da empresa. Esse atributo permite um atendimento personalizado para os clientes, além de gerar relatórios detalhados para seus objetivos.
A capacidade de integração também deve ser levada em conta, pois ela é responsável por alinhar as ferramentas de automação com outras que já estão em uso na empresa. O Customer Relationship Management- CRM, especialmente, precisa estar alinhado a esses recursos para que suas campanhas nas mídias proporcionem inteligência e otimizem os resultados das vendas.
Ao conhecer as principais ferramentas de automação de redes sociais, torna-se muito simples otimizar as estratégias por meio desse canal e alocar os colaboradores para a parte mais estratégica. Assim, as chances de se destacar em seu nicho de atuação e assegurar resultados crescentes são bem elevadas.
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