A análise de tendências para o futuro da sua empresa, técnica conhecida como futurismo, permite identificar mais facilmente os gargalos corporativos e as oportunidades de negócio. Por meio dessa prática, é possível traçar cenários e avaliar quais as melhores ações em cada caso específico.
O uso desse conceito para avaliar as características e as perspectivas do negócio é um diferencial importante de mercado. Afinal, empresas que conseguem antever os problemas e traçar estratégias para contornar eventuais dificuldades se tornam mais competitivas e conquistam diferenciais significativos.
Quer saber como aplicar melhor o pensamento futurista em seu negócio? Confira mais detalhes em nosso post!
Como o futurismo impacta o seu negócio?
Como explicamos, a análise de tendências é fundamental para compreender melhor os cenários nos quais a sua empresa está inserida, assim como as particularidades de cada mercado. É possível promover melhorias, desenvolver novas tecnologias e, com isso, aproximar o seu público.
Existem vários exemplos de mercados que apostam no futurismo para conquistar diferenciais e obter melhores resultados junto ao seu público consumidor. Um desses casos é a indústria automotiva.
Além do desenvolvimento de combustíveis, que promovem maior eficiência energética dos veículos, várias tecnologias garantem melhores resultados e, por consequência, maior preferência dos consumidores, que passam a contar com veículos mais seguros e com menor consumo.
No entanto, isso não se aplica somente a empresas de grande porte. Uma oficina mecânica, por exemplo, precisa investir na capacitação de sua equipe para resolver novos problemas que surgem no dia a dia dos clientes.
Da mesma forma, uma loja de roupas precisa ficar por dentro das tendências da moda e, assim, antecipar compras para as próximas estações que irão agradar aos clientes. Afinal, normalmente, o tempo de confecção é demorado e as compras costumam ser efetuadas meses antes!
Isso vale para qualquer negócio. Salões de beleza precisam ficar de olho em novas técnicas e por dentro dos lançamentos cosméticos, além de prever épocas com maior demanda de clientes, escolas devem investir no uso de tecnologia para não perderem alunos e supermercados têm que incluir alimentos para dietas específicas às pessoas com restrição alimentares, entre outros.
Conseguir antecipar essas demandas dos clientes é uma forma de aplicar o futurismo nos negócios. A análise atenta de várias tendências e do comportamento do consumidor resulta em soluções interessantes para a sua empresa e gera oportunidades interessantes de negócio.
Quando o gestor consegue identificar tais tendências e se antecipar às necessidades dos clientes, a empresa conquista um diferencial competitivo importante, pois consegue prever urgências e criar soluções antes mesmo que o consumidor detecte a necessidade.
Quais as melhores dicas para aplicar o futurismo nos negócios?
Como explicamos, a aplicação do futurismo resulta em maior satisfação do consumidor. Assim, é importante adotar estratégias que permitam antecipar as tendências e os desejos de seus clientes, oferecendo soluções adequadas quando a necessidade surgir.
Confira as nossas sugestões para colocá-lo em prática!
Busque oportunidades de atualização
Os profissionais futuristas conseguem projetar, conforme estudos de mercado, o que o seu setor de atuação espera para o futuro. Para tanto, fazem análises não apenas de mercado, como também comportamentais, políticas e demográficas. É possível fazer isso por meio de pesquisas mais elaboradas, feitas por empresas especializadas, ou com a observação do comportamento de seus clientes.
Analise, por exemplo, qual a frequência de visita do cliente ao seu negócio, quais os itens mais consumidos e se existe procura por algo específico que ainda não faz parte de seu mix. Além disso, observe quem é o consumidor: faixa etária, sexo, escolaridade, entre outros detalhes que podem fazer diferença nas suas escolhas.
Além disso, procure informações sobre o seu mercado de atuação em revistas e sites especializados, compareça a feiras de negócios (que ajudam a fortalecer o seu networking) e fique por dentro das tendências da economia, que podem criar oportunidades interessantes para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Ao conhecer melhor esses detalhes, é mais simples oferecer soluções adequadas e promover a fidelização dos clientes.
Aproveite as oportunidades
É inegável que o futuro imaginado na “ficção hollywoodiana” está mais perto da realidade a cada dia. Por isso, é essencial que as empresas fiquem atentas às tendências e saibam aproveitar as oportunidades.
Além de buscarem informações por meio da observação do comportamento dos clientes e adotando as práticas citadas no tópico anterior, outras estratégias são também interessantes. Confira, por exemplo, os comentários de seus clientes nas redes sociais.
Além disso, use as informações com criatividade. Por exemplo, em 2015, quando a mudança na legislação relacionada aos funcionários domésticos tornou a contratação inviável para algumas famílias, surgiram várias empresas prestadoras desse serviço, de forma terceirizada. Esses empreendimentos aproveitaram uma oportunidade e conseguiram atender a um nicho de mercado recém-surgido.
Melhore o atendimento e a prestação de serviços
Ao identificar as necessidades de seu público, é preciso oferecer soluções de acordo com essas novas tendências. Assim, é importante que a sua empresa esteja preparada para a mudança, sabendo lidar com a transição dos clientes. Isso vale tanto para os produtos e serviços, quanto para a forma de atendimento.
Assim, vale a pena incluir novos canais de atendimento, de acordo com as características de seu público. No entanto, é importante também se preparar para a demanda que vai surgir. Por exemplo, ao criar uma estratégia de vendas online, é essencial oferecer respostas rápidas e ter preparo para lidar com situações adversas, como reclamações.
Entenda o funcionamento das tecnologias
Para entender melhor as necessidades de seu público-alvo, o uso da tecnologia é essencial. Seja para avaliar suas escolhas, seja para analisar dados de pesquisas sobre essas opções e tendências, os recursos tecnológicos são indispensáveis.
É essencial que você saiba utilizar as ferramentas de pesquisa de mercado, além de acompanhar dados econômicos, sociais e políticos, compreendendo quais os reflexos desses elementos em seu negócio. Além disso, como mencionamos, é preciso se preparar para adotar as ferramentas de tecnologia em seu empreendimento.
Ou seja, se você planeja começar a vender produtos ou serviços online, é fundamental manter um bom atendimento a esses novos clientes, assim como oferecer meios de pagamento seguros e prazos de entrega confiáveis. Caso sua opção seja manter uma rede social ou blog para divulgação, é necessário ter atenção e agilidade para solucionar dúvidas e problemas dos consumidores.
Perca o medo de aprender
Esse é um problema comum a muitos empreendedores, que acarreta dificuldades sérias ao desenvolvimento dos seus negócios. O gestor precisa conseguir contornar o receio de utilizar as novas tecnologias, perdendo o medo de cometer erros ou de outras situações equivocadas.
É natural que a tecnologia desperte algum tipo de receio, especialmente em pessoas que não estão habituadas a utilizá-la. No entanto, o medo de aprender e de fazer uso de novas ferramentas é uma barreira para os empreendedores, que precisam colocar em prática novas maneiras de diferenciação de seus negócios.
Então, aqui vai um compromisso: aposte na prática do futurismo, para que a sua empresa mantenha-se sempre atualizada, de olho nas principais tendências de mercado e aproveitando todas as oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.
Quer aprender mais sobre essa técnica? Acompanhe os nossos textos para ficar por dentro das novidades!