Inovar deixou de ser um diferencial e, ao longo das últimas décadas, tornou-se uma necessidade para a saúde e o crescimento dos negócios. E isso não é uma exclusividade das grandes empresas, os pequenos negócios dos mais diversos setores estão sendo impactados pela tecnologia e pela inovação diariamente.
Diante disso, como é possível fazer sua empresa se destacar, crescer e alcançar novos mercados? Há vários caminhos e um dos mais seguros é a inovação em produto. Por isso, vamos conversar sobre esse tema, mostrar como funciona, as vantagens e como colocar em prática na sua empresa. Acompanhe!
O que é e como funciona a inovação em produto
Mais que um conceito, tem-se aqui uma maneira de pensar e entender toda a cadeia produtiva e as relações do negócio. E é por meio dos produtos e dos serviços que tudo isso se materializa. Portanto, a inovação em produto é a forma mais tangível de fazer chegar ao consumidor as transformações, os avanços e novidades que seu negócio vivencia.
Ela se dá por meio do aperfeiçoamento de produtos e soluções, do surgimento de novos modelos, novas invenções e podemos dizer até pioneirismo na chegada de novas opções ao mercado. Como exemplos temos o primeiro carro desenvolvido, a primeira empresa que resolveu atender clientes por telefone, o primeiro serviço de streaming, a marca que decidiu iniciar a produção de cosméticos veganos e muitos outros.
Como a inovação em produto leva sua empresa a novos mercados
A inovação é um investimento de alto retorno para as organizações e isso vai além do aumento da receita e da lucratividade. Ela coloca o negócio em outro patamar e um dos resultados mais relevantes disso é a expansão para novos mercados.
Selecionamos fatores decorrentes da inovação, que tornam possível esse crescimento, confira:
- atendimento a mais demandas e necessidades do consumidor;
- oferta de soluções que abrangem outros perfis de cliente;
- fortalecimento da marca;
- otimização de processos e de matérias-primas;
- evolução da cultura organizacional e aproximação de pautas importantes, como agenda ESG;
- obtenção de mais um forte diferencial competitivo.
Hora de realizar: veja como implantar a inovação em produto no seu negócio
Agora que você já está familiarizado com a ideia da inovação em produto, o próximo passo é saber como levá-la para sua empresa, levando-se em conta as características, necessidades e condições do seu negócio. Confira a seguir.
1. Esteja sempre por dentro das tendências para o futuro
O mundo está se transformando a todo instante, novos padrões, profissões e necessidades já se desenham e impactam diretamente no mercado de trabalho, nas empresas e na oferta de produtos e serviços, não é mesmo?
Então, você tem aí uma fonte riquíssima a ser explorada na busca por ideias disruptivas e ações inovadoras. É muito importante acompanhar tudo o que surge, ficar por dentro de cada nova etapa da transformação digital e seguir a movimentação da sociedade e do mercado. Dessa maneira, você estará um passo à frente no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.
2. Tenha em mente as necessidades das pessoas
Um excelente parâmetro e fonte de inspiração para novas ideias é acompanhar o comportamento do consumidor. Desse modo, você consegue identificar as chamadas “dores” das pessoas a quem você atende (ou deseja atender) e a partir desse conhecimento desenvolver soluções inovadoras para suprir uma demanda que já existe.
Para isso, pesquise, converse com seu cliente, se informe, busque dados e esteja sempre em contato com os consumidores.
3. Avalie o momento da empresa
Por mais atraente que seja inovar, você precisa entender os impactos disso para o seu negócio. Afinal, lançar um novo produto no mercado está longe de ser fácil e requer planejamento, como mostraremos mais adiante, na dica número seis.
Então, antes de partir para a ação, faça um diagnóstico do presente momento da sua empresa, considerando a disponibilidade de recursos, os objetivos, as características do negócio, a missão e sim, os valores também. A partir dessa análise, você entenderá se a empresa está pronta para inovar.
4. Envolva os colaboradores no processo de inovação em produto
Pensar em conjunto é sempre uma boa alternativa para quando queremos encontrar novas soluções. Por que não dividir esse projeto com os colaboradores? Pode estar certo de que eles, que lidam o tempo todo com o produto da sua empresa, estão cheios de ideias e insights que podem ser o caminho para a inovação.
Além disso, é uma maneira de reconhecer o valor da equipe e aumentar o senso de pertencimento e o engajamento dos colaboradores. Organize a rotina da empresa para incluí-los nessa missão.
5. Abra a mente
Se você quer criar algo diferente ou inserir novidades em algo que já existe, não vai conseguir isso com a mesma lógica de pensamento e repetindo padrões. É preciso soltar as amarras, arriscar nas ideias, dar espaço para que seu pensamento flua, por mais estranho que ele possa parecer.
Propostas como drones, carros automáticos, energia sustentável, home office e outros já pareceram absurdas, não é mesmo? Lembre-se disso todas as vezes que tentar podar sua imaginação ou cair em velhos clichês.
6. Planeje a jornada da inovação em produto
O processo de inovação deve ser muito bem desenhado, para que a empresa possa de fato se preparar para todos os possíveis resultados. Afinal, lançar um novo produto, melhorias e transformações envolve riscos e como se trata de algo a ser experimentado pode ser um grande sucesso logo no início, assim como pode não ser simples a entrada no mercado.
Por isso, mapeie todas as etapas, os riscos e oportunidades, os recursos necessários, as ações e os indicadores para avaliar cada passo. Assim você tem um processo de inovação em produto estruturado e rentável.
Portanto, podemos considerar a inovação como impulso e sustentação para as atividades atuais e para o mercado do futuro (que já se desenha hoje). Nessa lógica, está a inovação em produto, que, como vimos, vem em decorrência de transformações na cultura da empresa e na forma de entender e gerenciar sua cadeia produtiva. O que envolve o aperfeiçoamento constante de todas as esferas do negócio.
Sendo assim, recomendamos a você a leitura do artigo Dicas para Implantar Melhoria de Processos, no qual discutimos e apresentamos soluções viáveis para a realidade da sua empresa.