Quais os tipos de fintechs e o papel nas finanças da empresa

3 minutos para ler

Empreender é um grande desafio, que requer planejamento e conhecimento para tirar o projeto do próprio negócio do papel. Parte dessa iniciativa depende de recursos que possibilitam a gestão financeira da empresa. É nesse sentido que os mais diversos tipos de fintechs podem ser aliados do empreendedor.

Já que nós conhecemos bem a importância desses recursos, decidimos explorar esse tema e desenvolver este conteúdo para você. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!

O que é fintech?

De forma simples, o termo fintech surgiu a partir da junção das palavras finance e technology, em inglês. Nos últimos anos, essa expressão passou a representar as empresas do mercado financeiro que investem pesado em tecnologia e na melhoria da experiência do cliente.

A sua popularidade vem crescendo devido às soluções simples e acessíveis desenvolvidas por startups que prosperam no meio digital. Além de recursos criados para pessoa física, existem exemplos voltados para empreendedores.

Quais são os tipos de fintech?

Tudo o que você procura, em uma instituição financeira, pode ser encontrado nas principais fintechs em operação no mercado. Com soluções cada vez mais competitivas, há um grande número de empreendedores que preferem a comodidade e a simplicidade dessas empresas.

Banco digital

Esse é um serviço de que você certamente já ouviu falar. Buscando expandir as soluções dos bancos tradicionais, as fintechs oferecem conta corrente, cartão de crédito e soluções de pagamento.

Tudo isso é fornecido de forma gratuita ou com excelentes condições. Alguns exemplos são o Banco Inter, o Nubank ou o C6 Bank.

Seguro

Seguradoras oferecem um serviço sólido e necessário para proteger o patrimônio de seus clientes. A inovação nesse mercado fica por conta da diversidade de opções e novos produtos, que atraem um público que, até então, não recebia foco.

Com essas mudanças, todo o fluxo é otimizado, e os segurados têm a oportunidade de:

  • simplificar o processo de contratação;
  • agilizar o pagamento e o início da cobertura;
  • tratar sinistros online;
  • personalizar a apólice de acordo com as necessidades.

Essa disponibilidade também vale para pequenas empresas, que podem ser atendidas por fintechs como Youse e Bidu.

Crowdfunding

Esse conceito é muito interessante, pois inova na forma como o financiamento é realizado. Inclusive, embora seja uma maneira de obter recursos, o crowdfunding não é uma forma de empréstimo.

Nesse caso, apoiadores podem fazer doações para subsidiar projetos e iniciativas atrativas. Dessa forma, empresas que têm uma ideia inovadora podem receber esse tipo de aporte para iniciar ou ampliar as suas atividades. Os interessados podem buscar esse apoio em sites como Benfeitoria e Catarse.

Nós sabemos como os investimentos em soluções financeiras podem afetar o orçamento, por isso, conhecer mais sobre os tipos de fintech pode ser um diferencial. Portanto, dedique tempo para identificar qual empresa é compatível com o seu negócio e quais serviços podem melhorar o processo de gestão.

Como um de nossos objetivos é trazer tecnologia e inovação para as empresas, queremos apresentar o Hub Sebrae. Esse é nosso canal de consultoria completo para apoiar empreendedores como você. Será um prazer ajudá-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário