5 práticas simples para uma produção de alimentos segura

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Para quem vende comida na rua, garantir uma produção de alimentos segura é essencial para o sucesso e a continuidade do seu negócio, além de atender as normas do setor. Afinal, essa prática mantém seus clientes satisfeitos, longe de problemas de saúde e, ainda, aumenta o nível de confiança e fidelidade deles.

Com a vida corrida e os desafios de vender fora de um espaço físico fixo, pode parecer um pouco complicado manter tudo em ordem. Mas, acredite, algumas práticas simples podem revolucionar a forma como você lida com a produção de alimentos.

Acompanhe este texto e veja como pequenas mudanças podem trazer grandes resultados para o seu negócio.

1. Mantenha a higiene pessoal rigorosa

A primeira barreira contra a contaminação dos alimentos é uma higiene pessoal impecável. Assim, lavar as mãos frequentemente vai além de ser uma regra básica, pois se torna uma necessidade para quem trabalha no ramo de alimentos.

Para isso, use sabonete antibacteriano e água corrente antes de começar a trabalhar, após usar o banheiro, e sempre que tocar em dinheiro. Além disso, mantenha as unhas curtas e limpas e use luvas e proteção para os cabelos.

2. Garanta a higiene dos alimentos

A qualidade da comida começa com a higiene dos alimentos. Frutas e vegetais devem ser lavados em água corrente antes de serem usados, mesmo aqueles que serão descascados, pois isso evita a transferência de sujeira e micróbios para o interior do alimento.

Para os ambulantes, é fundamental também escolher fornecedores confiáveis, que garantam produtos frescos e de qualidade. E não se esqueça de sempre armazenar os alimentos na temperatura certa, separando crus de cozidos, pois isso impede o crescimento de bactérias. Lembre-se que os alimentos higienizados devem ser armazenados separados daqueles que ainda não foram lavados, a separação dos alimentos higienizados garante que não haja contaminação cruzada.

3. Limpe os equipamentos de cozinha regularmente

Gordura, restos de comida e umidade são o ambiente perfeito para bactérias e fungos. Para quem vende comida na rua, isso requer ter um plano de limpeza após cada uso, focando em superfícies de preparação, utensílios e equipamentos.

Por exemplo, uma boa prática é usar soluções de limpeza apropriadas para desinfetar superfícies e ter panos de limpeza exclusivos para diferentes áreas. Verifique se é o caso de ter equipamentos descartáveis e qual a melhor forma de armazenar e higienizar seus equipamentos para manter uma produção de alimentos segura.

4. Descarte os resíduos adequadamente

Resíduos alimentares e embalagens não devem se acumular porque atraem pragas e podem contaminar os alimentos e a área de preparo. Para ambulantes, é preciso ter recipientes específicos para o lixo orgânico e reciclável, garantindo que sejam esvaziados e limpos regularmente. Uma dica valiosa é planejar o descarte ao longo do dia, evitando acúmulos que possam atrair insetos ou roedores.

Fique atendo a forma correta de descartar restos de alimentos, óleo utilizado no preparo dos pratos, entre outros. O descarte de resíduos deve seguir as normas estabelecidas pela Agência de Vigilância Sanitária .

5. Manuseie os alimentos com segurança

Manusear os alimentos com segurança é indispensável para evitar a contaminação cruzada, um perigo real na produção de alimentos. Então, use luvas descartáveis ao preparar ou servir alimentos, especialmente se estiver lidando com itens crus e cozidos simultaneamente.

Além disso, utensílios como facas e tábuas de corte devem ser separados por tipo de alimento: um conjunto para carnes, outro para vegetais, e assim por diante.

Uma prática útil para ambulantes é preparar os alimentos o máximo possível em um ambiente controlado antes de sair, minimizando o manuseio em ambientes externos.

Portanto, garantir uma produção de alimentos segura é um compromisso tanto com a saúde dos seus clientes, com os órgãos fiscalizadores quanto com o sucesso do seu negócio. Adotando as práticas deste post, você protege seus consumidores e eleva a qualidade do seu serviço. E, claro, clientes felizes podem aumentar as vendas significativamente.

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