Atualmente, vivemos em um momento no qual, cada vez mais, o público consumidor se mostra exigente em relação às empresas das quais consome produtos e serviços. Já se foi o tempo em que o preço era o fator determinante para um empreendimento se destacar perante a concorrência. Hoje em dia, os clientes buscam marcas que entreguem uma experiência diferenciada — e o atendimento personalizado é um dos elementos-chave.
Afinal, quando um comprador se sente valorizado pelo negócio, o seu nível de satisfação aumenta significativamente, bem como as chances de que, futuramente, ele dê preferência a adquirir as soluções que você comercializa. Naturalmente, como resultado, o faturamento da empresa aumenta.
Então, pensando na importância do tema, nós preparamos este artigo com o objetivo de ajudar você a entender o que realmente é um atendimento personalizado, quais são as suas principais particularidades, porque é tão relevante e ao que se deve atentar para entregar um suporte diferenciado para os consumidores. Continue a leitura!
O que é um atendimento personalizado?
Na prática, trata-se de adotar um conjunto de estratégias que visam a garantir que os clientes da marca se sintam valorizados por ela. Inclusive, esse tipo de iniciativa eleva o valor agregado da sua empresa e representa uma vantagem competitiva, contribuindo para os potenciais compradores darem preferência às suas soluções em detrimento dos produtos e serviços dos concorrentes.
Nesse contexto, é superimportante destacar que as inúmeras transformações que vêm ocorrendo em um ritmo altamente acelerado impactaram os mais diversos setores do mercado e, na mesma proporção, os departamentos de uma empresa. Portanto, a área de atendimento ao público não ficaria de fora.
Se houve um tempo em que entregar uma solução razoável — como um serviço ou um produto — era suficiente, atualmente, implementar uma comunicação bilateral é indispensável. Inclusive, as empresas que não escutam verdadeiramente os seus clientes passaram a ter dificuldades para a fidelização do público.
Portanto, no presente cenário, é imperativo ter em mente que o seu negócio até pode exercer atividades voltadas a diferentes grupos de pessoas, mas que cada uma delas deseja se sentir especial e única. Ou seja, oferecer um atendimento personalizado é essencial.
Além disso, é necessário entender que um atendimento personalizado envolve particularidades muito próprias, que incluem:
- conhecer realmente o consumidor que interage com a sua empresa;
- resolver os problemas e as dores do cliente o mais rápido — e devidamente adequado às especificidades da situação enfrentada — possível;
- manter um contato direto com o público, demonstrando um interesse genuíno no seu comportamento e nas suas demandas;
- oferecer um suporte humanizado.
Conheça as principais vantagens de oferecer um atendimento personalizado
A reformulação do sistema de interação com o objetivo de oferecer um atendimento personalizado, envolve, sim, investimentos e esforços a curto, médio e longo prazo. No entanto, as vantagens são diversas como:
- elevação da competitividade do negócio — já que a empresa passa a manter uma relação mais próxima e duradoura com o público;
- impactos positivos na imagem da empresa — afinal, clientes mais satisfeitos, tornam-se promotores orgânicos da marca, auxiliando na construção de uma boa reputação;
- retenção e fidelização dos consumidores — pois a prática permite que as empresas compreendam mais a fundo as demandas individuais do seu público-alvo e, assim, ofereçam soluções mais específicas para atender as suas necessidades;
- aumento da credibilidade — quando os compradores são atendidos personalizadamente, a tendência é de que eles se sintam mais confiantes e seguros quanto às soluções que estão adquirindo, levando a uma percepção mais positiva da qualidade dos serviços e produtos em comparação com o que é ofertado pela concorrência;
- agilidade nos atendimentos — quando a empresa conhece bem o seu público e compreende as suas necessidades, a equipe responsável pelo suporte consegue identificar a necessidade do consumidor e entregar uma solução completa e compatível.
3 dicas práticas para aplicar o atendimento personalizado no seu negócio
De forma geral, o atendimento disponibilizado ao público funciona como uma espécie de “cartão de visitas” da empresa, e sabendo o quão importante é a primeira impressão — que, como diz a máxima, “é a que fica” —, o atendimento oferecido a um cliente pode determinar a sua decisão final em relação à aquisição das suas soluções. Acredite: a experiência faz toda a diferença.
É por isso que, a seguir, vamos elencar algumas dicas-chave para oferecer um atendimento personalizado aos consumidores para garantir um diferencial com o potencial de encantá-los. Confira!
1. Aposte no atendimento humanizado
É indiscutível que os avanços tecnológicos voltados ao atendimento ao público ganharam muita força nos últimos anos, com a automação dos processos e, principalmente, com a utilização de chatbots. Contudo, manter e realmente mostrar o “lado humano” da marca é indispensável.
Portanto, não deixe de lado os canais de suporte que viabilizam o contato dos clientes com um atendente humano. A medida, além de assegurar um relacionamento mais pessoal com os consumidores, garante interações “menos robóticas” e, com isso, transmitem uma sensação de confiança, entregando uma experiência altamente positiva.
2. Foque as necessidades dos clientes
Outra iniciativa fundamental envolve a realização de pesquisas de satisfação e a coleta de feedbacks periodicamente. Nesse caso, o objetivo é entender o que o seu público espera da marca e identificar eventuais pontos de melhoria. Além disso, busque ao máximo adaptar o seu serviço de suporte às demandas dos clientes a fim de ofertar soluções flexíveis e personalizadas.
3. Conheça a fundo o seu público-alvo
Complementando o tópico anterior, mais um dos passos-chave para oferecer um atendimento personalizado de excelência é buscar conhecer a fundo com quem a marca está se comunicando. Tenha em mente que um atendimento personalizado está diretamente relacionado ao exercício da empatia e, para se colocar no lugar do outro, é essencial estar a par das suas demandas.
Nesse sentido, uma excelente pedida é ir além da mera definição do público-alvo da companhia, que se trata de uma descrição mais generalista, e criar a persona do empreendimento. A partir disso, você conhecerá o perfil do seu cliente, bem como as suas principais características, condutas e dores.
Como vimos, a implementação de um atendimento personalizado perpassa pela humanização do suporte oferecido aos clientes, trazendo diversas vantagens não só para os consumidores — que se sentem mais valorizados e desfrutam de uma experiência mais positiva —, mas também para a própria empresa, que consegue elevar a fidelização e alcançar uma posição de destaque no seu nicho de atuação, diferenciando-se da concorrência.
Agora, aproveitando o gancho, que tal conferir algumas dicas incríveis para melhorar o seu atendimento ao cliente? Leia nosso artigo!