Ações planejadas vão resultar em mais vendas! Criar um calendário de datas importantes para o seu negócio ajuda você a realizar campanhas bem-sucedidas e aproveitar a sazonalidade, ou seja, datas comemorativas ou festas que acontecem ao longo do ano e são esperadas por todos.
Elaborar esse calendário lhe permite organizar e planejar como serão as campanhas, se será necessário mobilizar parceiros, contratar colaboradores para auxiliar na ação e até mesmo definir como ela vai acontecer.
Confira ideias para montar seu calendário promocional e criar campanhas que deem resultado!
Faça o planejamento
Para elaborar o planejamento de campanhas, comece selecionando as datas comemorativas que se relacionam com o setor em que atua. Seja bem criterioso, escolhendo as datas com as quais os seus clientes se relacionem e que façam sentido para o produto ou serviço que comercializa.
Por exemplo, se você tem uma confeitaria ou cria sobremesas maravilhosas, tem muito a ganhar criando uma ação para o período da Páscoa. O público consumidor estará bem mais receptivo no período. Afinal, todo mundo se programa para comprar chocolates na Páscoa.
Estabeleça um prazo para a ação
Uma ação deve ter data de início e de término. Algumas campanhas podem durar semanas, meses ou anos. Tudo depende do objetivo e do modo como você a estruturou.
Por exemplo, a Black Friday começou como uma campanha de apenas um dia, mas, atualmente, pode levar até um mês. A definição do tempo vai depender da logística de sua empresa, da quantidade de estoque disponível e do objetivo da própria campanha.
Lembre-se de que, se optar por criar uma promoção, esse tipo de ação apela para o senso de urgência dos consumidores, ou seja, muitas vezes as pessoas compram pelo impulso, para não perder a oportunidade de pagar um valor menor pelo produto e não pela necessidade real de obtê-lo.
Então, tenha em mente as datas de início e de término e o prazo de divulgação. Separe, também, um tempo para analisar se a ação foi bem-sucedida. O aprendizado de cada passo ajuda a construir ações futuras melhores.
Elabore uma estratégia
A estratégia para que a sua campanha seja bem-sucedida deve considerar o perfil do público para o qual é direcionada. Por exemplo, se o consumidor tem acesso constante à internet e está presente nas redes sociais faz sentido divulgar a ação na web criando landing pages e links para cadastro.
Junto à análise do público, tenha um objetivo para a ação. Esse objetivo pode ser a queima de estoque, a captação de leads ou até atrair clientes potenciais. Esses objetivos vão direcionar as ações que você vai estruturar no planejamento.
Por exemplo, para atrair leads, você pode criar um grupo exclusivo, no qual os participantes acessem informações em primeira mão, ganhem prêmios e até mesmo recebam as promoções e descontos antes do público geral. Crie um link para cadastro e divulgue!
Aproveite a sazonalidade, isso é, as datas comemorativas e festas anuais, para criar o seu calendário de datas importantes e vender muito mais! Use o período de divulgação e o começo das ações para divulgar nas redes sociais e criar conteúdo criativo para atrair mais seguidores, ampliar a sua base e o interesse sobre a sua marca!
Você tem outras dicas para se ter um calendário eficiente? Deixe nos comentários suas dicas e informações!