Como consultar o faturamento do seu MEI em 6 passos!

3 minutos para ler

Você sabe como consultar o faturamento do MEI? Antes de qualquer coisa, é importante explicar que o faturamento do MEI é a receita bruta anual que um Microempreendedor Individual pode obter em seu negócio. Atualmente, o limite máximo de faturamento anual do MEI é de R$ 81.000,00. Esse valor inclui todas as vendas de produtos e prestação de serviços realizados pelo MEI ao longo do ano.

É importante destacar que o faturamento do MEI é um dos critérios para manter o registro ativo e regularizado. Neste artigo, vamos falar mais sobre esse assunto. Acompanhe!

Como consultar o faturamento do seu MEI

Para consultar o faturamento do seu MEI, você pode seguir os passos abaixo:

  • acesse o Portal do Empreendedor;
  • clique em “Já sou MEI” e faça o login usando o seu CPF e senha;
  • na página inicial, clique em “Simei – Serviço de Apoio ao Microempreendedor Individual”;
  • selecione a opção “Consulta de Situação Fiscal”;
  • na página seguinte, escolha o ano que deseja consultar e clique em “Pesquisar”;
  • será exibido o valor total do seu faturamento anual.

Você também pode consultar o faturamento do seu MEI por meio do aplicativo “Meu Negócio em Dia”, disponível para download gratuito na App Store e no Google Play. Basta fazer o login com seus dados de acesso do Portal do Empreendedor e selecionar a opção “Faturamento”.

Como calcular o limite da sua empresa

O limite do MEI é o valor máximo de faturamento anual permitido para que o empreendedor possa permanecer enquadrado no regime simplificado e manter seu registro ativo. O cálculo do limite do MEI é muito simples, você só precisa somar as receitas de todos os meses do ano.

É importante ressaltar que o MEI não pode ultrapassar o valor de R$ 81.000,00 de faturamento por ano. Ou o equivalente aos meses de atividade do negócio no ano de sua abertura.

E se houver pendências, como regularizá-las?

Para regularizar as pendências em relação ao DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), o MEI deve seguir os seguintes passos:

  • acessar o Portal do Simples Nacional (www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/) e fazer login utilizando o CNPJ e a senha do MEI;
  • verificar quais são as pendências relacionadas ao pagamento do DAS, no Relatório de Situação Fiscal;
  • gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) em atraso, acessando a opção “Emitir Guia de Pagamento (DAS) MEI” no menu principal;
  • pagar o DAS em atraso com os acréscimos legais de juros e multas, que serão calculados automaticamente ao gerar o documento.

Em caso de dúvidas ou problemas para regularizar as pendências, o MEI pode buscar atendimento presencial em uma unidade da Receita Federal ou buscar ajuda nos canais de atendimento disponibilizados no Portal do Simples Nacional. Mantenha as suas obrigações fiscais em dia para evitar multas e sanções, além de garantir os benefícios do regime simplificado de tributação.

Agora você já sabe como consultar o faturamento do MEI? É importante lembrar que ultrapassar o limite de faturamento do MEI pode implicar em multas e na perda dos benefícios desse regime simplificado, como a isenção de algumas taxas e a tributação simplificada.

Ainda tem dúvidas sobre as obrigações do MEI? Acesse este artigo e fique por dentro do assunto!

Posts relacionados

4 thoughts on “Como consultar o faturamento do seu MEI em 6 passos!

  1. Olá! Não consegui pesquisar o faturamento do meu MEI através dos canais indicados. Nem Portal do Empreendedor, nem aplicativo Meu Negocio em dia.
    Não aparecem as opções Simei ou Faturamento, respectivamente. Houve alguma mudança? Podem me ajudar? Obrigada!

Deixe um comentário