Jogos e desafios são bastante atrativos. Basta propor uma atividade interativa e as pessoas logo se interessam por participar ou acompanhar, especialmente quando há alguma recompensa. Assim, a gamificação é uma ferramenta poderosa como estratégia comercial.
No marketing e nas vendas, a gamificação tem se mostrado eficaz para engajar o público, gerar leads e conduzi-los pela jornada até a compra de um produto ou serviço. Por isso, o setor de varejo tem muito a ganhar investindo nesse recurso.
Quer descobrir mais sobre como a gamificação pode beneficiar a sua empresa? Siga a leitura para conhecer mais sobre essa ideia.
O que é Gamificação e como funciona?
A ideia de usar jogos e desafios para engajar é o que está por trás do conceito de gamificação. Basicamente, esse método envolve a utilização de elementos, dinâmicas, técnicas e mecanismos que caracterizam experiências altamente interativas, com objetivos que vão além do mero entretenimento dos participantes.
Regras fixas organizam e direcionam o caminho até resultados alcançáveis, impulsionando o envolvimento do público. Como efeito, a gamificação se torna uma ferramenta que as empresas podem aplicar para gerar experiências únicas e aumentar as vendas.
Quais são os elementos essenciais para criar desafios gamificados?
A gamificação depende totalmente da experiência de usuário para funcionar. Logo, alguns elementos que contribuem para envolver o público precisam estar presentes ao criar os desafios. Veja quais são eles!
Desafios
A gamificação usa uma narrativa lúdica, em que o participante é o centro. Nesse contexto, é preciso criar desafios ou missões como etapas para que ele progrida na jornada até o resultado desejado.
Por um lado, não pode ser algo fácil demais. Entretanto, também não deve ser muito difícil ou incompatível com o “prêmio”. Entre os exemplos que servem de táticas na hora de engajar, gerar e conduzir leads estão:
- responder a uma pesquisa;
- fazer um comentário nas redes sociais;
- indicar um amigo;
- comprar determinado valor na loja;
- clicar em um link e ler seu conteúdo.
Recompensas
Em geral, ganhar pontos, subir em rankings e receber um prêmio ao final é o caminho lógico em um jogo. Ou seja, a gamificação depende de recompensas que demonstrem o progresso do participante e o façam se sentir encorajado a continuar.
Com uma proposta voltada a ajudar empresas a engajar o público e captar mais leads, temos opções como:
- selos;
- descontos;
- cupons para sorteios;
- brindes;
- bônus;
- acesso a um conteúdo ou experiência.
Feedback
Assim como as recompensas, o processo de feedback é parte da gamificação, já que auxilia o participante a perceber seu progresso. Sua aplicação ao engajamento no âmbito comercial é uma tarefa para as equipes de marketing, vendas para gerar satisfação do cliente.
Se a jornada for online, é possível fazer isso mandando mensagens que indiquem que falta pouco para acessar uma recompensa ou o que pode ser feito para consegui-la. No ambiente físico, o sucesso depende da proposta da experiência no ponto de venda. Via de regra, o atendimento precisa manter o consumidor informado nesses termos.
Como utilizar a gamificação para aumentar o engajamento do público?
Instintivamente, as pessoas se interessam por participar de jogos e desafios. Afinal, a oportunidade de ganhar algo se soma à diversão de superar a si e aos outros, o que é gratificante.
Os benefícios dessa estratégia para as empresas vão muito além do engajamento em prol de gerar leads e impulsionar sua progressão na jornada de compra com maior rapidez. Isso porque, durante o processo, ocorre a identificação com a marca e a criação de um vínculo capaz de fidelizar o público.
Para que esses ganhos sejam alcançados, vale acompanhar métricas que indiquem o andamento das ações. A taxa de conversão é um dos principais indicadores no ambiente digital. O número de comentários também é importante, se os desafios envolverem essa tarefa.
Ainda, o ticket médio é útil quando há um incremento no valor das vendas relacionado à gamificação. Já a abertura de e-mails ou a visualização de mensagens são meios de monitorar se os feedbacks estão chegando aos destinatários.
Jogos e desafios têm o potencial de aumentar os resultados da sua loja. Portanto, investir em elementos e estratégias de gamificação como parte do seu planejamento tende a trazer diversas vantagens.
Mas é preciso que tudo esteja bem encaixado para funcionar, viu? Participe do nosso quiz “7 erros de marketing e vendas” para descobrir o que pode estar prejudicando seu negócio!