Bons preços, ótimos produtos, atendimento de primeira. Todos esses elementos são essenciais para fazer uma empresa prosperar. Melhor ainda se tudo isso fosse complementado pela capacidade de influenciar as decisões de consumo, não é?
É o que propõe a chamada neurociência do consumo, que utiliza princípios científicos para compreender a postura dos clientes, fidelizá-los e atrair outros leads. Neste post, falaremos do conceito e como colocá-lo em prática. Continue a leitura e confira!
O que é a neurociência do consumo?
A neurociência é uma disciplina que mistura a neurologia e a psicologia para entender o comportamento das pessoas. Quando aplicada ao marketing e ao consumo, ela busca compreender e influenciar a postura dos clientes.
Muitas vezes, as pessoas que buscam a sua loja só precisam de um bom atendimento e um esclarecimento para concluir uma compra. Nesse contexto, é a neurociência que proporciona uma conexão emocional que favoreça ambas as partes na negociação.
Como utilizá-la para pra entender o consumidor?
Agora, chegou o momento de mostrar como colocar esse conhecimento efetivamente em prática.
Use dados para entender o cliente
A análise de dados, por meio de ferramentas como o Big Data e o Business Intelligence, ajuda a empresa a investigar o seu histórico de vendas e traçar padrões e tendências para fechar novos negócios.
Assim, com o conhecimento do comportamento dos clientes em determinadas épocas, a empresa poderá se antecipar e utilizar a própria postura do consumidor nesses períodos para vender mais para ele — e para pessoas como ele.
Utilize as imagens de forma estratégica
O sistema límbico é a área do cérebro que se relaciona às emoções e sensações. As imagens são capazes de atingi-lo instantaneamente. A prova disso é que as fotos (ou ilustrações) e o título utilizado num conteúdo são as primeiras informações que o leitor absorve.
Por isso, complemente o marketing de conteúdo com imagens que causem impacto. Priorize aquelas que representem bem o produto ou serviço que você quer vender para que o interesse do consumidor seja despertado rapidamente.
Conquiste a confiança do consumidor
A confiança é adquirida naturalmente, por meio de uma relação próxima e honesta. Contudo, também é possível despertá-la por meio de gatilhos mentais e outras técnicas de negociação.
Assim, os vendedores podem enfatizar a empresa como uma referência de mercado. Os colaboradores podem mencionar:
- boas avaliações;
- boa nota no “Reclame Aqui”;
- a trajetória da empresa;
- os diversos canais de contato;
- o pós-venda.
Todos esses elementos elevam a reputação da marca e complementam bons produtos e preços justos. Afinal, todos esses itens são valorizados pelos clientes.
Direcione a comunicação adequadamente
Além de um bom atendimento, utilizar as cores é importante para direcionar a comunicação. Ou você realmente achou que o vermelho da Coca-Cola e o verde da Starbucks foram escolhidos aleatoriamente?
O vermelho, por exemplo, está ligado à excitação. O verde remete à harmonia e tranquilidade. Por isso, trabalhe as cores de acordo com o seu objetivo. Confira este vídeo para entender mais sobre esse campo.
Conecte-se com o cliente
O trabalho dos profissionais de marketing é descobrir quais são os elementos, palavras, ideias e cenários que mais despertem emoções em seus consumidores.
Por isso, aplique pesquisas, questionários e interaja diretamente com essas pessoas nas redes sociais. Observe os termos mais utilizados, os interesses (como preço, nível de atendimento ou produtos de qualidade), os perfis de consumidores.
Quanto mais você se comunica com essas pessoas, em diversas frentes, maiores as chances de que você os conheça cada vez mais.
Como pudemos ver no artigo, a neurociência do consumo é um esforço científico, aplicado ao mercado, para entender o porquê de as pessoas comprarem — e utilizar esse conhecimento para vender ainda mais. Para isso, busque conhecer os clientes e estabelecer uma relação de confiança com ele.
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