Lean startup: entenda o que é e como aplicá-la no seu negócio

4 minutos para ler

Quem não quer ser bem-sucedido na própria empresa? A resposta parece óbvia, mas se manter consolidado no mercado é um grande desafio para o empreendedor.

Nesse contexto é que surgiu a metodologia do lean startup, com foco em produtos testados por consumidores — e não apenas no desenvolvimento de um plano de negócios — para obter sucesso administrativo.

A seguir, explicamos o conceito, como aplicar o método no seu negócio e por que dominar ferramentas, a exemplo do Canvas, para tornar essa ideia uma realidade. Continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

O que é e quais as origens do conceito de lean startup?

Neste momento, você deve estar se perguntando o que é, exatamente, o lean startup. Para responder à questão, pode-se afirmar que, literalmente, o conceito criado por Eric Ries, empreendedor norte-americano e autor de livro homônimo, significa “startup enxuta”.

De forma geral, a metodologia implica um trabalho administrativo que identifique e corte desperdícios no processo de criação de um produto, principalmente em startups, empresas de tecnologia emergentes.

Devido à otimização de recursos para a viabilidade do produto a ser comercializado, o processo de “startup enxuta” também é conhecido como lean manufacturing ou lean thinking, referindo-se a uma ampla gama de companhias.

Como funciona a metodologia e como aplicá-la no negócio?

O lean startup abrange não apenas empreendedores em potencial, mas também quem está consolidado no mercado. O conceito implica inovação dentro da empresa a partir de gestão eficiente.

Quer saber como a metodologia pode ser aplicada de modo prático no seu negócio? Confira as dicas a seguir!

Canvas

Para aplicar o conceito de Eric Ries no seu empreendimento, sugere-se inicialmente o uso de softwares como o Canvas, com o qual é possível elaborar diagramas e consolidar o valor que a empresa tem para si e para os clientes.

Fora isso, o programa reúne as ideias apresentadas e consegue reestruturá-las a fim de obter o resultado mais adequado, facilitando as etapas seguintes do planejamento.

Mínimo Produto Viável

Por outro lado, o método de implantação de um produto consiste em construir, medir e aprender. Assim, o lean startup também parte de métricas precisas ao construir um modelo funcional.

O Mínimo Produto Viável, ou simplesmente MPV, é um cálculo para chegar ao desenvolvimento rápido de um protótipo para o cliente, que é apresentado antes da versão final.

Dados e testes

No processo de construção de um produto útil para os clientes, a empresa deve colher dados e utilizar a sua contabilidade para inovar no mercado, segundo o pensamento de Eric Ries.

Nessa etapa, considerada fundamental, o protótipo deve ser testado, o que confere à empresa uma ideia sobre a utilidade e a coerência do produto frente ao cenário de vendas. O teste A/B, por exemplo, é uma métrica de desempenho que fornece diferentes versões de um objeto a determinados grupos de consumidores com o objetivo de descobrir qual garante o melhor retorno.

Qual a importância dessa metodologia para a empresa?

Com o método lean startup, você entende quais são os desafios para a sua empresa crescer no mercado e, mais importante, tem em mente que a inovação é etapa fundamental para o desempenho do negócio.

Métricas como o MPV ajudam a desenvolver um produto com foco nas necessidades dos clientes e com o mínimo de recursos investidos. O cálculo também serve para basear versões do mesmo artefato, o que dá segurança para o empreendimento chegar, de forma ágil, ao objeto mais funcional para o seu público.

Curtiu nosso artigo sobre lean startup? Agora que você conhece a origem do conceito, como aplicar a metodologia e por que investir nisso, deixe um comentário sobre a experiência da sua empresa com inovação e desenvolvimento de produtos!

Posts relacionados

Um comentário em “Lean startup: entenda o que é e como aplicá-la no seu negócio

Deixe um comentário