Uma pesquisa de mercado é o mapeamento de informações importantes para a atuação de um empreendedor. Por meio dela, é possível descobrir os hábitos do seu cliente, por exemplo, além dos diferenciais do seu principal concorrente.
As pesquisas podem ser de diferentes tipos e podem ser feitas de formas diversas, porém, o seu objetivo continua sendo o mesmo: munir a sua empresa de informações. Os dados são essenciais para garantir um bom planejamento e auxiliar nas tomadas de decisões assertiva.
E para descobrir como fazer uma pesquisa de mercado de maneira simples, basta ler o artigo que preparamos para te ajudar!
Diferentes tipos de pesquisas
As pesquisas de mercado podem ser de diferentes tipos e variam de acordo com o objetivo de uma empresa. Por isso, não existe uma fórmula certa ou errada para realizar esse procedimento, afinal, cada negócio tem suas próprias necessidades e objetivos.
Porém, por mais que exista uma grande variedade de pesquisas no mercado, ainda é possível destacar as principais. São elas:
- Força da marca: conferir a opinião dos seus clientes em relação à sua marca comparada com outras empresas;
- Hábitos do cliente: descobrir o gosto dos seus compradores no momento de adquirir novos produtos;
- Satisfação dos funcionários: essa pesquisa é interna, e voltada para descobrir a opinião dos seus colaboradores sobre como é o clima organizacional e o ambiente de trabalho;
- Satisfação dos clientes: medir o nível de satisfação dos clientes em relação aos seus produtos e serviços, para encontrar pontos fracos e implementar melhorias.
Como fazer uma pesquisa
As pesquisas de mercado podem ser feitas de diferentes formas, porém, no geral, um questionário é dado para um grupo de pessoas selecionado. Ele pode ser respondido tanto pela internet ou presencialmente, dependendo da forma de atuação da empresa e do objetivo da pesquisa.
Para criar uma pesquisa, é necessário contar com uma série de informações básicas, sendo que algumas das mais relevantes entre elas são:
- Objetivo: definir o que será objeto da pesquisa, se é saber sobre a qualidade de um produto, conhecer a opinião dos clientes sobre o empreendimento, entender as necessidades dos consumidores, entre outros;
- Público-alvo: definir se serão clientes, fornecedores ou grupos que irão responder à pesquisa;
- Amostra: o número de pessoas que serão contempladas na pesquisa;
- Perguntas: quais perguntas serão feitas (dê preferência para as simples);
- Realização: a aplicação da pesquisa de fato;
- Análise: checagem das informações obtidas, para auxiliar na tomada de decisão das empresas.
Hoje, existem algumas ferramentas digitais, como formulários pré-existentes, que podem auxiliar nesse processo. Como podemos ver construir uma pesquisa, não chega a ser trabalhoso, só basta direcionar as perguntas para as pessoas corretas, a fim de extrair as informações.
Por que eu deveria fazer uma pesquisa de mercado
Muitos acreditam que as pesquisas de mercado não têm valor, afinal, verificar opiniões de terceiros pode não agregar valor ao seu negócio. Porém, esse é um erro gigantesco, afinal, é preciso entender como a concorrência e os seus clientes se comportam.
É necessário conhecer o seu campo de atuação, para evitar que decisões equivocadas sejam tomadas. Sem as informações corretas para agir, provavelmente, você será deixado para trás e não conseguirá identificar quais os erros que cometeu ou o quais as necessidades dos clientes que não atendeu.
Entender o comportamento do mercado, as tendências do negócio para mudar a sua estratégia de acordo com a situação é essencial para a sobrevivência da empresa. E para isso, é necessário contar com as informações obtidas por meio de uma pesquisa de mercado bem estruturada e realizada.
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