Qualquer melhoria nas atividades de uma empresa, ou até mesmo em um projeto de expansão, esbarram na compreensão de que a tecnologia agora ocupa um lugar definitivo no ambiente corporativo.
A transformação digital, um desdobramento da internet que se tornou uma das principais motivações das mudanças na gestão de um negócio, está circundada de comportamentos, de conceitos e de estratégias.
Foi pensando nisso que desenvolvemos este post: para contribuir com o clareamento das ideias e com a construção de estratégias de preparação para receber as adaptações que a era digital propõe.
Esperamos que ele seja fonte de consulta e apoio para as suas futuras decisões! Vamos lá?
Conceito da transformação digital nas empresas
Mesmo quando a internet ainda não era uma potência e dava passos lentos na evolução do mundo, já se previa uma mudança digital agressiva. Talvez, os empresários não visualizassem o impacto ou até mesmo a necessidade de alteração na estrutura do negócio até, pelo menos, 30 anos antes.
É exatamente esse o conceito da transformação digital nas organizações: o uso da tecnologia para a melhoria da performance empresarial, visando ampliar e garantir que os resultados sejam cada vez melhores.
Não estamos falando apenas da troca ou da compra de equipamentos mais modernos ou do aumento na velocidade da internet, mas de uma mudança comportamental e inovadora na cultura organizacional quanto ao uso dos recursos tecnológicos como meio de gerar negócios.
As ferramentas são amplas, porém não devem ser incorporadas de uma só vez dentro da empresa. É fundamental avaliar o que se aplica e identificar o melhor momento de aderir a essa transformação.
Embora haja um estado de urgência devido ao volume de informação e inovação que recebemos todos os dias, esse é um momento de cautela e busca por esclarecimentos sobre as melhores alternativas tecnológicas para cada tipo de negócio.
Os benefícios da transformação digital para as corporações
Se o mundo está mais tecnológico e avançado, não há dúvidas de que estamos diante de um movimento benéfico para o universo corporativo. Quem toma decisão com base em resultados, sabe bem que os números acompanham tendências e que elas são movidas pelo que há de novo.
Encare os investimentos como um meio que será justificado pelos fins, pois, se os desafios são crescentes, sua empresa ter a digitalização como aliada pode agregar valor ao negócio e trazer junto um diferencial competitivo de mercado.
Com a ideia de melhoria, tanto os processos quanto o desempenho da equipe podem ser favorecidos e se tornar mais ágeis e precisos. Além do mais, quando essa engrenagem funciona adequadamente, é bem possível que se perceba uma economia significativa.
Preparação para o mercado
Para muitos empreendedores, adaptar-se à cultura digital não é simples ou fácil. Muito pelo contrário, causa desconforto e altera uma rotina já consolidada pelo trabalho e experiência. Entretanto, esse mesmo grupo de empreendedores sabe que não há chances de recuo.
Não importa a qual setor ou segmento pertença a sua empresa. Se toda a equipe não for agente de transformação, certamente, seu negócio terá interferência da inovação vinda de fora — ou seja, todo o mercado é afetado dentro do mundo digital.
A pergunta é: de que forma você deseja que esse impacto chegue à sua empresa? Se o caminho mais curto é o da adequação e aceitação, quais são os próximos passos para aderir e diminuir a “dor” dessa transformação? Assim, não espere consequências drásticas: aja preventivamente e a favor do seu negócio.
Dicas de preparação para a transformação digital
Uma pesquisa na internet sobre dicas e estratégias de adesão à transformação digital, disponibilizará uma gama de informações e orientações sobre a preparação para esse novo contexto institucional.
A visão é ampla, e só você saberá ao certo o que pode dar certo na sua organização, mas alguns aspectos são comuns a qualquer tipo de negócio, por isso, trouxemos dicas ampliadas que servem de exercício mental para a empresa se adequar e aprender a lidar com as exigências externas.
Analisar o mercado
Todo empreendedor com um nível alto de maturidade sobre o seu negócio tem perfil analítico de mercado, mas é fundamental desenvolver um olhar ainda mais apurado sobre o curso e o percurso de negócios que pertencem ao mesmo segmento.
Implementar a cultura de transformação
Como dissemos, apenas investir não é suficiente para uma plena absorção do que o processo da digitalização provoca nos setores e até mesmo nas estratégias. Todos — equipes e gestores — podem e devem desenvolver pensamento inovador sobre o uso de ferramentas tecnológicas como ferramenta de trabalho.
Adotar a tecnologia em todos os setores
Feito isso, será mais fácil, por exemplo, lançar mão de um sistema integrado que permita a comunicação entre todos os setores para facilitar a interação entre os envolvidos, o que inclui o cliente, que será beneficiado por um atendimento mais ágil e moderno.
Otimizar o setor de Tecnologia da Informação (TI)
Se a transformação digital nasce da tecnologia, nada mais justo que dar um upgrade no setor de TI e otimizar não só os equipamentos, mas os processos de implantação de uma rotina de processamento e gerenciamento de dados.
A coleta de dados e as informações produzidas podem ser compiladas e fornecer excelentes resultados numéricos, que, junto dos indicadores, são capazes de direcionar sua tomada de decisão.
Envolver os colaboradores
Com a cultura instaurada, todos os colaboradores devem ser envolvidos e chamados a um lugar de responsabilidade sobre o processo e o setor em que estiverem inseridos. Se cada um abraçar o novo e cumprir o seu papel, será mais fácil e menos doloroso sair da equivocada zona de conforto.
Apostar na capacitação
Esse é um ponto frágil, caso a empresa já esteja há muitos anos em uma trajetória de sucesso. É complexo pensar que a mudança é necessária para permanecer no mercado.
O consolo está em saber que muitos outros empreendimentos e empreendedores estão passando pelo mesmo dilema. Cada vez mais, percebemos o regresso de grandes empresários ao cenário das instituições de ensino para aprender e entender sobre esse fenômeno.
Nada melhor que buscar na fonte as informações necessárias em prol de uma mudança saudável na rotina da empresa e dos empregados. Quem é consumidor voraz de conteúdos da internet encontrará um volume grande de informação, mas trocar ideias é fundamental.
Muitas capacitações, palestras e cursos de pequena duração são o suficiente para atualizar os conhecimentos. Além disso, participar de eventos em que todos estejam interessados no mesmo assunto pode aumentar o network e resultar na expansão dos negócios no futuro.
Contar com a ajuda de especialistas
No Sebrae Alagoas, há um time de especialistas para ajudar empreendedores como você, que atravessam o momento delicado de adequação à transformação digital.
Para finalizar, a transformação do uso da tecnologia merece atenção por dar mostras de que sua interferência no mundo pode abrir vantagem competitiva e fortalecimento da marca para empresas que estão atentas ao faturamento e que, acima de tudo, não esperam que ele melhore sozinho.
Se você gostou desse post sobre transformação digital, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua gestão e a sua empresa a adequar processos e pessoas ao novo cenário, em que esse novo conceito começa a reinar absoluto!